Nascimentos – Cartório de Belém Novo – Porto Alegre – RS – Livro 2 (1876-1877)

Dados transcritos do Acervo Digital do site FamilySearch

Um agradecimento especial ao pesquisador Vinicius Godoy pelo auxílio na identificação de alguns nomes e parentescos que não estavam nítidos no livro pesquisado.

Registros de Nascimento do Cartório de Belém Novo, distrito do município de Porto Alegre (RS), Livro 2, no período que contempla o final do ano de 1876 e todo o ano de 1877. Neste período constam constam 105 registros de nascidos no distrito no período citado. .

Dos 105 registrados, foram 57 (54,28%) do sexo masculino e 48 (45,71%) do sexo feminino, sendo registrada a cor branca para 25 crianças (23,80%), preta para 16 (15,23%), pardas para 15 (14,28%) e sem cor informada 49 crianças (46,66%).

Quadro Geral – Cor – Sexo – Quantidade dos Registrados

Cor Feminino Masculino Total
Não Informada 23 26 49
Branca 12 13 25
Preta 5 11 16
Parda 8 7 15
Total 48 57 105

Quatro crianças foram registadas como Natimorta, ou seja, quando a criança nasce morta, foram 3 meninos (2 pardos e 1 branco) e 1 menina (de cor não informada), formando um percentual de 3,80%. Além disso, uma menina (branca) foi registrada na condição e exposta na casa de um morador do distrito. Existem também alguns casos em que é dito no momento do registro que a criança foi batizada em artigo de morte, que pode indicar que mais registros de óbitos devam ter ocorrido em um período próximo a este do registro.

Quanto aos parentescos, 36 registros não constam a informação do pai, sendo que 30 destes casos, são crianças filhas e filhos de escravas, 2 de mães solteiras libertas (forras), 1 casos de mães solteiras livres, 1 caso de criança exposta e que igualmente não tinha o nome da mãe no registro. Existem 2 casos em que as mães, uma solteira e outra viúva, compareceram ao cartório, fizeram o registro e na sequência os pais, igualmente solteiros, fizeram o reconhecimento da paternidade.

Ainda sobre a cor dos registrados, segue abaixo o quadro comparativo com as cores de pai, mãe e criança informados no momento do registro.

Pai Mãe Criança Total
Branco Branca N/I 44
N/I Preta Preta 15
Branco Branca Branca 13
N/I Parda Parda 10
Branco N/I Branca 8
N/I Preta Parda 4
N/I Preta N/I 3
Branco N/I N/I 2
N/I N/I Branca 2
N/I Branca Branca 2
Branco Parda Parda 1
N/I Parda Preta 1

As mães escravas

Ao longo do período descrito, foram encontrados 30 ocorrências de filhos e filhas de escravos. Sempre que isso ocorre é o dono quem comparece ao cartório e faz o registro. No livro pesquisado, nota-se que as escravas eram no geral classificadas com as funções de Cozinheiras, Engomadeiras ou Costureiras. Seguem abaixo as tabelas que demonstram os registros das crianças de mãe escrava e um outro com os nomes dos donos.

Quadro de filhos e filhas de escravas no período

Cor Pessoa Feminino Masculino Total
Não Informada 0 3 3
Parda 6 6 12
Preta 4 11 15
Total 10 20 30

Quadro com a relação dos donos de escravos que realizaram o registro de nascimento de filhos e filhas de escravas ao longo do período.

Lista de donos de escravos no período
Nome do Dono Quantidade
Erias Joaquina de Fraga 2
José Manoel Corrêa 2
Miguel Pereira de Oliveira 2
Abel Antônio da Silveira 1
Ângelo Lourenço Mariante 1
Baltazar Joaquim da Silva 1
Boaventura José Coelho 1
Firmino Cândido da Silveira 1
Francisca Cândida da Silveira 1
Francisco Antônio de Barcellos 1
Francisco Antônio Pereira 1
Francisco Pereira Nunes 1
Franscico Luiz da Costa 1
Hildebrando Francisco de Souza Silva 1
Horácio José dos Santos 1
João Antônio Coelho 1
João Inácio da Silveira 1
João José Goularte 1
João José Machado Raulino 1
Joaquina Angélica da Costa 1
José Luiz da Costa 1
Luiz Vieira da Rocha 1
Manoel Antônio Fagundes 1
Manoel Inácio da Silva 1
Marcelino Nunes da Silveira 1
Narciso Corrêa da Silva 1
Rafael Francisco Alves da Silva 1

Agricultor, profissão mais encontrada

Os pais quando informados, no geral tinham a sua profissão informada, predominando a ocupação de Agricultor com 54 ocorrências, Negociante 8 casos, Oleiro em duas oportunidades e Pescador, Proprietário e Jornaleiro (aquele que trabalha por jornada), 1 vez cada,

Os nomes mais usados

Os nomes escolhidos são sempre muito interessantes, seja como uma homenagem a um parente ou uma tendência para o momento, nomes são sempre uma característica de uma região e época. No quadro abaixo segue uma amostra dos nomes mais comuns nesse conjunto de registros.

NomeQuantidade
Não Informado50 ocorrências
Maria6 ocorrências
João3 ocorrências
José3 ocorrências
Manoel2 ocorrências
Quadro dos nomes mais comuns no livro de registros número 2 do cartório de Belém Novo (Porto Alegre, RS, Brasil), entre os anos de 1876 e 1877.

Quase que a totalidade dos pais e mães que registraram crianças neste período, são naturais da Província, sendo grande a influência de casais que casaram em Viamão (Nossa Senhora da Conceição), Porto Alegre (Nossa Senhora do Rosário, Nossa Senhora Madre de Deus, Nossa Senhora de Belém e Capela do Menino Deus), alguns casados em Gravataí (Nossa Senhora dos Anjos da Aldeia), Taquari e Guaíba (Paróquia das Pedras Brancas). De fora da Província, existe um caso de um casal vindo de Hamburgo (Alemanha), um pai natural de Portugal, 2 pais oriundos de Santa Catarina, um de Minas Gerais e uma mãe, escrava, proveniente do Rio de Janeiro.

Seguem abaixo todos os registros

NOME NÃO INFORMADO
[L.R.N. 02, Registro 1]
No dia 10/10/1876, compareceu ao cartório do distrito de Belém Novo, na cidade de Porto Alegre, Joaquina Maria da Luz e na presença das testemunhas declarou que na data de 02/10/1876, aproximadamente as 17:00 horas, neste distrito, nasceu uma criança do sexo feminino, Parda, de nome não informado.
Filha de Pai Incógnito e Joaquina Maria da Luz, Preta, Solteira.
Avós Paternos: Incógnitos.
Avós Maternos: Incógnio e Domingas Maria da Luz.
O registro ficou a cargo do escrivão Cândido Joaquim da Silva, assistido pelas seguintes testemunhas: Abel Antônio da Silveira, Luiz Cândido da Silva Rosa, José Francisco de Oliveira.
A menina registrada ainda não tinha nome, seria batizada posteriormente

NOME NÃO INFORMADO
[L.R.N. 02, Registro 2]
No dia 12/10/1876, compareceu ao cartório do distrito de Belém Novo, na cidade de Porto Alegre, Venâncio Rodrigues Barbosa e na presença das testemunhas declarou que na data de 04/10/1876, neste distrito, nasceu uma criança do sexo feminino, Branca, de nome não informado.
Filha de Venâncio Rodrigues Barbosa, Agricultor, Branco, e sua esposa Itelvina Maria de Jesus, casados na Capela do Menino Deus.
Avós Paternos: Felisberto Rodrigues Barbosa e Maria Cândida Flôres.
Avós Maternos: José Mendes Ouriques e Clarinda Maria de Jesus.
O registro ficou a cargo do escrivão Cândido Joaquim da Silva, assistido pelas seguintes testemunhas: Abel Antônio da Silveira, Luiz Cândido da Silva Rosa, José Francisco de Oliveira.
A menina registrada ainda não tinha nome, seria batizada posteriormente

NOME NÃO INFORMADO
[L.R.N. 02, Registro 3]
No dia 24/10/1976, compareceu ao cartório do distrito de Belém Novo, na cidade de Porto Alegre, Francisco Ferreira Cardoso e na presença das testemunhas declarou que na data de 08/10/1876, aproximadamente as 05:00 horas, neste distrito, nasceu uma criança do sexo masculino, Branco, de nome não informado.
Filho de Francisco Ferreira Cardoso, Oleiro, Branco, natural de Santa Catarina e sua esposa Josefina de Souza Rocha, casados na Igreja Nossa Senhora da Conceição.
Avós Paternos: Antônio Ferreira Cardoso e Inocência Ferreira Cardoso.
Avós Maternos: Jacinto Aurélio de Souza e Batenciana de Souza Rocha.
O registro ficou a cargo do escrivão Cândido Joaquim da Silva, assistido pelas seguintes testemunhas: Abel Antônio da Silveira, José Francisco de Oliveira.
O menino registrado ainda não tinha nome, seria batizado posteriormente

NOME NÃO INFORMADO
[L.R.N. 02, Registro 4]
No dia 25/10/1876, compareceu ao cartório do distrito de Belém Novo, na cidade de Porto Alegre, Antônio José da Silva e na presença das testemunhas declarou que na data de 22/10/1876, aproximadamente as 12:00 horas, neste distrito, nasceu uma criança do sexo masculino, Branco, de nome não informado.
Filho de Antônio José da Silva, Agricultor, Branco, e sua esposa Januária Antônia da Silva, casados na Capela do Menino Deus.
Avós Paternos: José Antônio da Silva e Constância Maria de Jesus.
Avós Maternos: Alexandre Domingos Martins e Justina Faustina de Souza.
O registro ficou a cargo do escrivão Cândido Joaquim da Silva, assistido pelas seguintes testemunhas: Abel Antônio da Silveira, José Francisco de Oliveira, Firmino José de Souza.
O menino registrado ainda não tinha nome, seria batizado posteriormente

NOME NÃO INFORMADO
[L.R.N. 02, Registro 5]
No dia 25/11/1876, compareceu ao cartório do distrito de Belém Novo, na cidade de Porto Alegre, Crescêncio José de Fraga e na presença das testemunhas declarou que na data de 30/10/1876, aproximadamente as 23:00 horas, neste distrito, nasceu uma criança do sexo feminino, Branco, de nome não informado.
Filha de Crescêncio José de Fraga, Agricultor, Branco, e sua esposa Maria Francisca de Fraga, casados na Igreja Nossa Senbora da Conceição.
Avós Paternos: Henriques José de Fraga e Maria José de Fraga.
Avós Maternos: José Antônio da Silva Benedito e Zeferina Francisca de Souza.
O registro ficou a cargo do escrivão Cândido Joaquim da Silva, assistido pelas seguintes testemunhas: Luiz Joaquim da Silva Pereira, José Francisco de Oliveira, Firmino José de Souza.
A menina registrada ainda não tinha nome, seria batizada posteriormente

NOME NÃO INFORMADO
[L.R.N. 02, Registro 6]
No dia 29/11/1876, compareceu ao cartório do distrito de Belém Novo, na cidade de Porto Alegre, Afonso Joaquim da Silva e na presença das testemunhas declarou que na data de 04/11/1876, aproximadamente as 10:00 horas, neste distrito, nasceu uma criança do sexo masculino, Branco, Natimorto, de nome não informado.
Filho de Afonso Joaquim da Silva, Agricultor, e sua esposa Francisca Matildes da Silva, casados na Igreja Nossa Senbora da Conceição.
Avós Paternos: Baltazar Joaquim da Silva e Matildes de Vasconcellos e Silva.
Avós Maternos: Constantino José da Silveira e Firmina Cândida da Silveira.
O registro ficou a cargo do escrivão Cândido Joaquim da Silva, assistido pelas seguintes testemunhas: José Antônio Pereira, Joaquim Machado de Mello.

NOME NÃO INFORMADO
[L.R.N. 02, Registro 7]
No dia 29/11/1876, compareceu ao cartório do distrito de Belém Novo, na cidade de Porto Alegre, Joaquim Alves Pereira Salgado e na presença das testemunhas declarou que na data de 12/11/1876, aproximadamente as 14:00 horas, neste distrito, nasceu uma criança do sexo feminino, Branco, de nome não informado.
Filha de Joaquim Alves Pereira Salgado, Negociante, Branco, e sua esposa Maria Emília da Silva Salgado, casados na Igreja Nossa Senhora da Conceição.
Avós Paternos: Marcos Alves Pereira Salgado e Francisca de Lima Barcellos Salgado.
Avós Maternos: Baltazar Joaquim da Silva e Matildes de Vasconcellos e Silva.
O registro ficou a cargo do escrivão Cândido Joaquim da Silva, assistido pelas seguintes testemunhas: Marcelino de Azeredo Pires, Luiz Belmiro da Silva Rosa.

NOME NÃO INFORMADO
[L.R.N. 02, Registro 8]
No dia 11/12/1876, compareceu ao cartório do distrito de Belém Novo, na cidade de Porto Alegre, Iria Joaquina da Conceição, viúva de Henrique José de Fraga e na presença das testemunhas declarou que na data de 24/11/1876, aproximadamente as 20:00 horas, neste distrito, nasceu uma criança do sexo masculino, Pardo, de nome não informado.
Filho de Pai Incógnito e Rufina, Parda, Cozinheira, Escrava de Iría Joaquina de Fraga.
Avós Paternos: Incógnitos.
Avós Maternos: Incógnitos.
O registro ficou a cargo do escrivão Cândido Joaquim da Silva, assistido pelas seguintes testemunhas: Marcelino de Azeredo Pires, José Francisco de Oliveira, Firmino José de Souza.

BIBIANO
[L.R.N. 02, Registro 9]
No dia 19/12/1876, compareceu ao cartório do distrito de Belém Novo, na cidade de Porto Alegre, Joaquina Angélica da Costa, viúva de Manoel Francisco Nunes e na presença das testemunhas declarou que na data de 02/12/1876, aproximadamente as 20:00 horas, neste distrito, nasceu uma criança do sexo masculino, Preto, de nome BIBIANO.
Filho de Pai Incógnito e Generosa, Preta, Cozinheira, Escrava de Joaquina Angélica da Costa.
Avós Paternos: Incógnitos.
Avós Maternos: Incógnitos.
O registro ficou a cargo do escrivão Cândido Joaquim da Silva, assistido pelas seguintes testemunhas: Abel Antônio da Silveira, Joaquim Silveira Goularte, José Pereira da Silva.

SEBASTIÃO
[L.R.N. 02, Registro 10]
No dia 20/12/1876, compareceu ao cartório do distrito de Belém Novo, na cidade de Porto Alegre, Francisco Luiz da Costa e na presença das testemunhas declarou que na data de 07/12/1876, aproximadamente as 20:00 horas, neste distrito, nasceu uma criança do sexo masculino, Pardo, de nome SEBASTIÃO.
Filho de Pai Incógnito e Juliana, Parda, Cozinheira, Escrava de Francisco Luiz da Costa.
Avós Paternos: Incógnitos.
Avós Maternos: Incógnitos.
O registro ficou a cargo do escrivão Cândido Joaquim da Silva, assistido pelas seguintes testemunhas: Antônio Correa da Silva, Rogozino Correa da Silva.
A criança foi batizada sob o risco de morte

FELISBERTO
[L.R.N. 02, Registro 11]
No dia 23/12/1876, compareceu ao cartório do distrito de Belém Novo, na cidade de Porto Alegre, João José Machado Raulino e na presença das testemunhas declarou que na data de 26/11/1876, aproximadamente as 20:00 horas, neste distrito, nasceu uma criança do sexo masculino, Pardo, de nome FELISBERTO.
Filho de Pai Incógnito e Maria, Preta, Cozinheira, Escrava de João José Machado Raulino
Avós Paternos: Incógnitos.
Avós Maternos: Incógnitos.
O registro ficou a cargo do escrivão Cândido Joaquim da Silva, assistido pelas seguintes testemunhas: Abel Antônio da Silveira, José Francisco de Oliveira.

JOAQUINA
[L.R.N. 02, Registro 12]
No dia 04/01/1877, compareceu ao cartório do distrito de Belém Novo, na cidade de Porto Alegre, Rafael Francisco Alves da Silva e na presença das testemunhas declarou que na data de 04/12/1876, aproximadamente as 03:00 horas, neste distrito, nasceu uma criança do sexo feminino, Parda, de nome JOAQUINA.
Filha de Pai Incógnito e Bernarda, Parda, Cozinheira, Escrava de Rafael Francisco Alves da Silva.
Avós Paternos: Incógnitos.
Avós Maternos: Incógnitos.
O registro ficou a cargo do escrivão Cândido Joaquim da Silva, assistido pelas seguintes testemunhas: Abel Antônio da Silveira, José Francisco de Oliveira.

ROMANA
[L.R.N. 02, Registro 13]
No dia 05/01/1877, compareceu ao cartório do distrito de Belém Novo, na cidade de Porto Alegre, José Manoel Corrêa, Coronel e na presença das testemunhas declarou que na data de 21/12/1876, aproximadamente as 06:00 horas, neste distrito, nasceu uma criança do sexo feminino, Parda, de nome ROMANA.
Filha de Pai Incógnito e Elvira, Parda, Costureira, Escrava de José Manoel Corrêa.
Avós Paternos: Incógnitos.
Avós Maternos: Incógnitos.
O registro ficou a cargo do escrivão Cândido Joaquim da Silva, assistido pelas seguintes testemunhas: Abel Antônio da Silveira, Luiz Belmiro da Silva Rosa.

MARCIANO
[L.R.N. 02, Registro 14]
No dia 22/01/1877, compareceu ao cartório do distrito de Belém Novo, na cidade de Porto Alegre, Florisbelo Antônio Teixeira e na presença das testemunhas declarou que na data de 16/01/1877, aproximadamente as 04:00 horas, neste distrito, nasceu uma criança do sexo masculino, de nome MARCIANO.
Filho de Florisbelo Antônio Teixeira, Agricultor, Branco, e sua esposa Antônia Teixeira da Silva, casados na Igreja Nossa Senhora da Conceição.
Avós Paternos: Agostinho Teixeira e Constância Teixeira da Silva.
Avós Maternos: Floriano José da Silva e Bernardina Maria da Conceição.
O registro ficou a cargo do escrivão Cândido Joaquim da Silva, assistido pelas seguintes testemunhas: José Francisco de Oliveira, Firmino José de Souza.

MANOEL
[L.R.N. 02, Registro 15]
No dia 22/01/1877, compareceu ao cartório do distrito de Belém Novo, na cidade de Porto Alegre, Crescêncio José da Silva e na presença das testemunhas declarou que na data de 22/01/1877, aproximadamente as 02:00 horas, neste distrito, nasceu uma criança do sexo masculino, Branco, de nome MANOEL.
Filho de Crescêncio José da Silva, Agricultor, Branco, e sua esposa Ana Inácia de Jesus, casados na Igreja Nossa Senhora da Conceição.
Avós Paternos: Antônio José da Silva e Joaquina Francisca Nunes.
Avós Maternos: Inácio Antônio dos Santos e Maria Luiza da Conceição.
O registro ficou a cargo do escrivão Cândido Joaquim da Silva, assistido pelas seguintes testemunhas: Abel Antônio da Silveira, José Francisco de Oliveira, Firmino José de Souza.

OLÍVIA
[L.R.N. 02, Registro 16]
No dia 24/01/1877, compareceu ao cartório do distrito de Belém Novo, na cidade de Porto Alegre, Antônio Soares da Rosa e na presença das testemunhas declarou que na data de 26/12/1876, aproximadamente as 22:00 horas, neste distrito, nasceu uma criança do sexo feminino, Branca, de nome OLÍVIA.
Filha de Antônio Soares da Rosa, Negociante, Branco, e sua esposa Maria José Soares, casados na residência do Sr. João Antônio Coelho.
Avós Paternos: Manoel Silveira Soares da Rosa e Izabel Corrêa dos Santos.
Avós Maternos: Manoel Antônio Fagundes e Luciana Rosa dos Santos.
O registro ficou a cargo do escrivão Cândido Joaquim da Silva, assistido pelas seguintes testemunhas: José Francisco de Oliveira, Joaquim Alves Correia Salgado.

NOME NÃO INFORMADO
[L.R.N. 02, Registro 17]
No dia 31/01/1877, compareceu ao cartório do distrito de Belém Novo, na cidade de Porto Alegre, Joaquim Machado da Mello e na presença das testemunhas declarou que na data de 09/01/1877, aproximadamente as 20:00 horas, neste distrito, nasceu uma criança do sexo masculino, Branco, de nome não informado.
Filho de Joaquim Machado da Mello, Agricultor, Branco, e sua esposa Francisca Antônia Pereira, casados na Igreja Nossa Senhora da Conceição.
Avós Paternos: Vitorino Machado de Mello e Francisca Maria Antônia.
Avós Maternos: Serafim Antônio Pereira e Delfina Clara de Jesus.
O registro ficou a cargo do escrivão Cândido Joaquim da Silva, assistido pelas seguintes testemunhas: Abel Antônio da Silveira, Joaquim Alves Correia Salgado.
O menino registrado ainda não tinha nome, seria batizado posteriormente

NOME NÃO INFORMADO
[L.R.N. 02, Registro 18]
No dia 08/02/1877, compareceu ao cartório do distrito de Belém Novo, na cidade de Porto Alegre, Rafael Francisco Alves da Silva e na presença das testemunhas declarou que na data de 16/01/1877, aproximadamente as 06:00 horas, neste distrito, nasceu uma criança do sexo feminino, de nome não informado.
Filha de Rafael Francisco Alves da Silva, Proprietário, Branco, e sua esposa Justimiana Silvestre dos Santos Silva, casados na residência.
Avós Paternos: Serafim Francisco de Souza Silva e Justimiana Inácia da Silva.
Avós Maternos: Silvestre José Farias e Guiomar Cândida dos Santos.
O registro ficou a cargo do escrivão Cândido Joaquim da Silva, assistido pelas seguintes testemunhas: Abel Antônio da Silveira, Joaquim Alves Correia Salgado.
A menina registrada ainda não tinha nome, seria batizada posteriormente

NOME NÃO INFORMADO
[L.R.N. 02, Registro 19]
No dia 10/02/1877, compareceu ao cartório do distrito de Belém Novo, na cidade de Porto Alegre, Erias Joaquina de Fraga e na presença das testemunhas declarou que na data de 12/01/1877, aproximadamente as 19:00 horas, neste distrito, nasceu uma criança do sexo masculino, Parda, de nome não informado.
Filho de , natural de e sua esposa Leopoldina, Parda, Cozinheira, Escrava de Erias Joaquina de Fraga.
Avós Paternos: Incógnitos.
Avós Maternos: Incógnitos.
O registro ficou a cargo do escrivão Cândido Joaquim da Silva, assistido pelas seguintes testemunhas: José Francisco de Oliveira, Firmino José de Souza, José Pereira da Silva.
O menino registrado ainda não tinha nome, seria batizado posteriormente

NOME NÃO INFORMADO
[L.R.N. 02, Registro 20]
No dia 10/02/1877, compareceu ao cartório do distrito de Belém Novo, na cidade de Porto Alegre, Crescêncio Pereira Nunes e na presença das testemunhas declarou que na data de 28/01/1877, aproximadamente as 10:00 horas, neste distrito, nasceu uma criança do sexo feminino, Branca, de nome não informado.
Filha de Crescêncio Pereira Nunes, Agricultor, Branco, e sua esposa Maximilia Monteiro de Jesus, Branca, Exposta da Santa Casa, adotada por Francisco Monteiro da Rocha, casados na Igreja Nossa Senbora da Conceição.
Avós Paternos: Antônio Pereira Nunes e Ana Fausta Nunes.
Avós Maternos: Incógnitos.
O registro ficou a cargo do escrivão Cândido Joaquim da Silva, assistido pelas seguintes testemunhas: Abel Antônio da Silveira, Joaquim Alves Correia Salgado.
A menina registrada ainda não tinha nome, seria batizada posteriormente

NOME NÃO INFORMADO
[L.R.N. 02, Registro 21]
No dia 12/02/1877, compareceu ao cartório do distrito de Belém Novo, na cidade de Porto Alegre, Luiz Vieira de Aguiar e na presença das testemunhas declarou que na data de 13/01/1877, aproximadamente as 04:00 horas, neste distrito, nasceu uma criança do sexo masculino, Branco, de nome não informado.
Filho de Luiz Vieira de Aguiar, Agricultor, Branco, e sua esposa Senhorinha Francisca Nunes, Branca, casados na Igreja Nossa Senhora dos Anjos da Aldeia.
Avós Paternos: João Vieira de Aguiar e Josefa Francisca de Jesus.
Avós Maternos: Francisco Nunes Machado e Senhorinha Francisca de Jesus.
O registro ficou a cargo do escrivão Cândido Joaquim da Silva, assistido pelas seguintes testemunhas: Abel Antônio da Silveira, Joaquim Alves Correia Salgado, José Pereira Lisboa.
O menino registrado ainda não tinha nome, seria batizado posteriormente

FRANCISCA
[L.R.N. 02, Registro 22]
No dia 13/02/1877, compareceu ao cartório do distrito de Belém Novo, na cidade de Porto Alegre, Estácio Antônio de Souza e na presença das testemunhas declarou que na data de 14/01/1877, aproximadamente as 12:00 horas, neste distrito, nasceu uma criança do sexo feminino, Branca, de nome FRANCISCA.
Filha de Estácio Antônio de Souza, Branco, e sua esposa Joaquina Barcellos Pinheiro, Branca, casados na Igreja Nossa Senhora da Conceição.
Avós Paternos: Marcelino Antônio de Souza e Maria Tomázia de Jesus.
Avós Maternos: Manoel Barcellos Pinheiro e Eufrásia Pinheiro da Silva.
O registro ficou a cargo do escrivão Cândido Joaquim da Silva, assistido pelas seguintes testemunhas: José Francisco de Oliveira, Sebastião Antônio Lopes, José Pereira Lisboa.

BENTO
[L.R.N. 02, Registro 23]
No dia 17/02/1877, compareceu ao cartório do distrito de Belém Novo, na cidade de Porto Alegre, João José Goularte, Agricultor e na presença das testemunhas declarou que na data de 12/02/1877, aproximadamente as 21:00 horas, neste distrito, nasceu uma criança do sexo masculino, Pardo, de nome BENTO.
Filho de Pai Incógnito e Elisa, Preta, Cozinheira, Escrava de João José Goularte.
Avós Paternos: Incógnitos.
Avós Maternos: Incógnitos.
O registro ficou a cargo do escrivão Cândido Joaquim da Silva, assistido pelas seguintes testemunhas: José Francisco de Oliveira, Firmino José de Souza.

NOME NÃO INFORMADO
[L.R.N. 02, Registro 24]
No dia 17/02/1877, compareceu ao cartório do distrito de Belém Novo, na cidade de Porto Alegre, Malaquias Francisco de Almeida e na presença das testemunhas declarou que na data de 20/10/1877, aproximadamente as 05:00 horas, neste distrito, nasceu uma criança do sexo masculino, Branco, de nome não informado.
Filho de Malaquias Francisco de Almeida, Negociante, Branco, e sua esposa Idalina Cândida da Silva, Branca, casados na Igreja Nossa Senhora da Conceição.
Avós Paternos: João Francisco de Almeida e Tereza Francisca da Silva.
Avós Maternos: Cândido Joaquim da Silva e Bernardina Henriques de Paiva.
O registro ficou a cargo do escrivão Cândido Joaquim da Silva, assistido pelas seguintes testemunhas: Abel Antônio da Silveira, Sebastião Antônio Lopes.
O menino registrado ainda não tinha nome, seria batizada posteriormente

AMÉLIA
[L.R.N. 02, Registro 25]
No dia 17/02/1877, compareceu ao cartório do distrito de Belém Novo, na cidade de Porto Alegre, Hildebrando Francisco de Souza Silva e na presença das testemunhas declarou que na data de 19/01/1877, aproximadamente as 13:00 horas, neste distrito, nasceu uma criança do sexo feminino, Branca, de nome AMÉLIA.
Filha de Hildebrando Francisco de Souza Silva, Agricultor, Branco, e sua esposa Luiza da Silva Fraga, Branca, casados na Igreja Nossa Senhora da Conceição.
Avós Paternos: Serafim Francisco de Souza Silva e Justimiana Inácia da Silva.
Avós Maternos: Antônio José de Fraga e Clarinda Maria dos Santos.
O registro ficou a cargo do escrivão Cândido Joaquim da Silva, assistido pelas seguintes testemunhas: Sebastião Antônio Lopes, Malaquias Francisco de Almeida.

PORFÍRIO
[L.R.N. 02, Registro 26]
No dia 20/02/1877, compareceu ao cartório do distrito de Belém Novo, na cidade de Porto Alegre, Marcelino Nunes da Silveira e na presença das testemunhas declarou que na data de 16/02/1877, aproximadamente as 05:00 horas, neste distrito, nasceu uma criança do sexo masculino, Preto, de nome PORFÍRIO.
Filho de Pai Incógnito e Eva, Preta, Cozinheira, Escrava de Marcelino Nunes da Silveira.
Avós Paternos: Incógnitos.
Avós Maternos: Incógnitos.
O registro ficou a cargo do escrivão Cândido Joaquim da Silva, assistido pelas seguintes testemunhas: José Francisco de Oliveira, Zeferino José de Souza.

NOME NÃO INFORMADO
[L.R.N. 02, Registro 27]
No dia 24/02/1877, compareceu ao cartório do distrito de Belém Novo, na cidade de Porto Alegre, José Cândido de Castro e na presença das testemunhas declarou que na data de 31/01/1877, aproximadamente as 23:00 horas, neste distrito, nasceu uma criança do sexo masculino, Branco, de nome não informado.
Filho de José Cândido de Castro, Agricultor, Branco, e sua esposa Inácio Alves da Silveira, Branca, casados na Capela do Menino Deus.
Avós Paternos: Rufino José de Castro e Felisberta Alves da Silveira.
Avós Maternos: Incógnito e Luzia Rosa Teixeira.
O registro ficou a cargo do escrivão Cândido Joaquim da Silva, assistido pelas seguintes testemunhas: José Francisco de Oliveira, Sebastião Antônio Lopes.
O menino registrado ainda não tinha nome, seria batizado posteriormente

NOME NÃO INFORMADO
[L.R.N. 02, Registro 28]
No dia 26/02/1877, compareceu ao cartório do distrito de Belém Novo, na cidade de Porto Alegre, Martinho Corrêa da Silva e na presença das testemunhas declarou que na data de 08/02/1877, aproximadamente as 03:00 horas, neste distrito, nasceu uma criança do sexo masculino, de nome não informado.
Filho de Martinho Corrêa da Silva, Negociante, Branco, natural de Santa Catarina e sua esposa Amália Maria de Mendonça, Branca, casados na Capela do Menino Deus.
Avós Paternos: João Corrêa da Silveira e Maria Clara de Jesus.
Avós Maternos: Joaquim Moreira de Mendonça e Maria Teixeira de Mendonça.
O registro ficou a cargo do escrivão Cândido Joaquim da Silva, assistido pelas seguintes testemunhas: José Francisco de Oliveira, Sebastião Antônio Lopes, João José Goularte.
O menino registrado ainda não tinha nome, seria batizado posteriormente

JOÃO
[L.R.N. 02, Registro 29]
No dia 27/02/1877, compareceu ao cartório do distrito de Belém Novo, na cidade de Porto Alegre, Jovêncio José da Costa e na presença das testemunhas declarou que na data de 29/01/1877, aproximadamente as 05:00 horas, neste distrito, nasceu uma criança do sexo masculino, de nome JOÃO.
Filho de Jovêncio José da Costa, Agricultor, Branco, e sua esposa Maria Emília da Conceição, Branca, casados na Igreja Nossa Senhora de Belém.
Avós Paternos: Domingos José da Costa e Luiza Joaquina da Trindade.
Avós Maternos: Zeferino Antônio dos Santos e Ana Nunes dos Santos.
O registro ficou a cargo do escrivão Cândido Joaquim da Silva, assistido pelas seguintes testemunhas: José Francisco de Oliveira, Joaquim Alves Correia Salgado, José Pereira Lisboa.

NOME NÃO INFORMADO
[L.R.N. 02, Registro 30]
No dia 05/03/1877, compareceu ao cartório do distrito de Belém Novo, na cidade de Porto Alegre, Rufina Maria de Jesus e na presença das testemunhas declarou que na data de 13/02/1877, aproximadamente as 20:00 horas, neste distrito, nasceu uma criança do sexo masculino, Branco, de nome não informado.
Filho de Pai Incógnito e Rufina Maria de Jesus, Branca.
Avós Paternos: Incógnitos.
Avós Maternos: Narciso Silveira Goularte e Leopoldina das Chagas.
O registro ficou a cargo do escrivão Cândido Joaquim da Silva, assistido pelas seguintes testemunhas: José Francisco de Oliveira, Zeferino José de Souza, José Pereira Lisboa.

NOME NÃO INFORMADO
[L.R.N. 02, Registro 31]
No dia 05/03/1877, compareceu ao cartório do distrito de Belém Novo, na cidade de Porto Alegre, Leonido Pinto Barreto e na presença das testemunhas declarou que na data de 15/02/1877, aproximadamente as 13:00 horas, neste distrito, nasceu uma criança do sexo feminino, de nome não informado.
Filha de Leonido Pinto Barreto, Agricultor, Branco, natural de Minas Gerais e sua esposa Cândida Bernarda de Lima, Branca, casados na Igreja Nossa Senhora dos Anjos da Aldeia.
Avós Paternos: Paulino Pereira da Rocha e Delfina Maria de Jesus.
Avós Maternos: Manoel José Bernardes e Faustina Maria de Lima.
O registro ficou a cargo do escrivão Cândido Joaquim da Silva, assistido pelas seguintes testemunhas: José Francisco de Oliveira, Joaquim Alves Correia Salgado, José Pereira Lisboa.
A menina registrada ainda não tinha nome, seria batizada posteriormente

PAULINO
[L.R.N. 02, Registro 32]
No dia 07/03/1877, compareceu ao cartório do distrito de Belém Novo, na cidade de Porto Alegre, José Manoel Corrêa, Coronel e na presença das testemunhas declarou que na data de 20/02/1877, aproximadamente as 08:00 horas, neste distrito, nasceu uma criança do sexo masculino, Preto, de nome PAULINO.
Filho de Pai Incógnito e Luzia, Preta, Costureira, Escrava de José Manoel Corrêa.
Avós Paternos: Incógnitos.
Avós Maternos: Incógnitos.
O registro ficou a cargo do escrivão Cândido Joaquim da Silva, assistido pelas seguintes testemunhas: José Francisco de Oliveira, Joaquim Alves Correia Salgado.

MANOEL
[L.R.N. 02, Registro 33]
No dia 09/03/1877, compareceu ao cartório do distrito de Belém Novo, na cidade de Porto Alegre, João Inácio da Silveira e na presença das testemunhas declarou que na data de 16/02/1877, aproximadamente as 11:00 horas, neste distrito, nasceu uma criança do sexo masculino, Preto, de nome MANOEL.
Filho de Pai Incógnito e Joaquina, Preta, Cozinheira, Escrava de João Inácio da Silveira.
Avós Paternos: Incógnitos.
Avós Maternos: Incógnitos.
O registro ficou a cargo do escrivão Cândido Joaquim da Silva, assistido pelas seguintes testemunhas: José Francisco de Oliveira, Joaquim Alves Correia Salgado.

CIRINO
[L.R.N. 02, Registro 34]
No dia 10/03/1877, compareceu ao cartório do distrito de Belém Novo, na cidade de Porto Alegre, Miguel Pereira de Oliveira e na presença das testemunhas declarou que na data de 20/02/1877, aproximadamente as 16:00 horas, neste distrito, nasceu uma criança do sexo masculino, Preto, de nome CIRINO.
Filho de Pai Incógnito e Engrácia, Parda, Costureira, Escrava de Miguel Pereira de Oliveira.
Avós Paternos: Incógnitos.
Avós Maternos: Incógnitos.
O registro ficou a cargo do escrivão Cândido Joaquim da Silva, assistido pelas seguintes testemunhas: Joaquim Alves Correia Salgado, Boaventura José Coelho.

VALENÇO
[L.R.N. 02, Registro 35]
No dia 21/03/1877, compareceu ao cartório do distrito de Belém Novo, na cidade de Porto Alegre, Boaventura José Coelho e na presença das testemunhas declarou que na data de 10/03/1877, aproximadamente as 04:00 horas, neste distrito, nasceu uma criança do sexo masculino, Preto, de nome VALENÇO.
Filho de Pai Incógnito e Joaquina, Preta, Cozinheira, Escrava de Boaventura José Coelho.
Avós Paternos: Incógnitos.
Avós Maternos: Incógnitos.
O registro ficou a cargo do escrivão Cândido Joaquim da Silva, assistido pelas seguintes testemunhas: Joaquim Alves Correia Salgado, Miguel Pereira de Oliveira.

NOME NÃO INFORMADO
[L.R.N. 02, Registro 36]
No dia 21/03/1877, compareceu ao cartório do distrito de Belém Novo, na cidade de Porto Alegre, Eufrásio Joaquim da Silva e na presença das testemunhas declarou que na data de 22/02/1877, aproximadamente as 02:00 horas, neste distrito, nasceu uma criança do sexo feminino, Branca, de nome não informado.
Filha de Eufrásio Joaquim da Silva, Agricultor, Branco, e sua esposa Bernardina Joaquina da Silva, Branca, casados na Igreja Nossa Senhora de Belém.
Avós Paternos: Luiz Joaquim da Silva e Felisbina Joaquina da Silva.
Avós Maternos: André Henriques Peixoto e Aurélia Joaquina de Oliveira.
O registro ficou a cargo do escrivão Cândido Joaquim da Silva, assistido pelas seguintes testemunhas: José Francisco de Oliveira, Júlio Caetano Dias.
A menina registrada ainda não tinha nome, seria batizada posteriormente

NOME NÃO INFORMADO
[L.R.N. 02, Registro 37]
No dia 23/03/1877, compareceu ao cartório do distrito de Belém Novo, na cidade de Porto Alegre, Maria Carolina de Fraga e na presença das testemunhas declarou que na data de 27/02/1877, aproximadamente as 04:00 horas, neste distrito, nasceu uma criança do sexo masculino, Branco, de nome não informado.
Filho de Faustino José de Fraga, Agricultor, Branco, e sua esposa Maria Carolina de Fraga, Branca, viúva de casados na Igreja Nossa Senhora de Belém.
Avós Paternos: Antônio José Bernardes e Serafina Maria Joaquina.
Avós Maternos: Henrique José de Fraga e Erias Joaquina de Fraga.
O registro ficou a cargo do escrivão Cândido Joaquim da Silva, assistido pelas seguintes testemunhas: José Francisco de Oliveira, Firmino José de Souza, José Pereira Lisboa.
O menino registrado ainda não tinha nome, seria batizado posteriormente

NOME NÃO INFORMADO
[L.R.N. 02, Registro 38]
No dia 24/03/1877, compareceu ao cartório do distrito de Belém Novo, na cidade de Porto Alegre, João Moreira Alves e na presença das testemunhas declarou que na data de 28/02/1877, aproximadamente as 17:00 horas, neste distrito, nasceu uma criança do sexo masculino, de nome não informado.
Filho de João Moreira Alves, Pescador, Branco, e sua esposa Alexandrina Leocádia de Moreira, Branca, casados na Igreja Paróquia de Pedras Brancas.
Avós Paternos: José de Moura e Tereza Rosa da Conceição.
Avós Maternos: José Antônio de Moura e Leocádia de Moura.
O registro ficou a cargo do escrivão Cândido Joaquim da Silva, assistido pelas seguintes testemunhas: José Francisco de Oliveira, Firmino José de Souza, José Pereira Lisboa.
O menino registrado ainda não tinha nome, seria batizado posteriormente

NOME NÃO INFORMADO
[L.R.N. 02, Registro 39]
No dia 31/03/1877, compareceu ao cartório do distrito de Belém Novo, na cidade de Porto Alegre, João Manoel Martins e na presença das testemunhas declarou que na data de 08/03/1877, aproximadamente as 18:00 horas, neste distrito, nasceu uma criança do sexo masculino, Branco, de nome não informado.
Filho de João Manoel Martins, Agricultor, Branco, e sua esposa Maria Inácia de Jesus, Branca, casados na Igreja Nossa Senhora da Conceição.
Avós Paternos: Incógnito e Maria Joaquina de Jesus.
Avós Maternos: Inácio Antônio dos Santos e Maria Luiza da Conceição.
O registro ficou a cargo do escrivão Cândido Joaquim da Silva, assistido pelas seguintes testemunhas: José Francisco de Oliveira, João José Goularte.
O menino registrado ainda não tinha nome, seria batizado posteriormente

NOME NÃO INFORMADO
[L.R.N. 02, Registro 40]
No dia 07/04/1877, compareceu ao cartório do distrito de Belém Novo, na cidade de Porto Alegre, Manoel Antônio Fagundes e na presença das testemunhas declarou que na data de 16/03/1877, aproximadamente as 23:00 horas, neste distrito, nasceu uma criança do sexo masculino, Branco, de nome não informado.
Filho de Manoel Antônio Fagundes, Agricultor, Branco, e sua esposa Maximilia Cândida da Rocha, Branca, casados na Igreja Nossa Senhora de Belém.
Avós Paternos: Manoel Antônio Fagundes e Ana Maria de Jesus.
Avós Maternos: Antônio Cândido da Rocha e Rufina Maria José.
O registro ficou a cargo do escrivão Cândido Joaquim da Silva, assistido pelas seguintes testemunhas: José Francisco de Oliveira, Sebastião Antônio Lopes.
O menino registrado ainda não tinha nome, seria batizado posteriormente

ALZIRA
[L.R.N. 02, Registro 41]
No dia 09/04/1877, compareceu ao cartório do distrito de Belém Novo, na cidade de Porto Alegre, Alzira Maria da Silva e na presença das testemunhas declarou que na data de 21/03/1877, aproximadamente as 03:00 horas, neste distrito, nasceu uma criança do sexo feminino, Branca, de nome ALZIRA.
Filha de Cândido Antônio da Silva, Agricultor, Branco, e sua esposa Alzira Maria da Silva, Branca, Solteira.
Avós Paternos: Antônio Francisco de Souza e Antônia Joaquina da Silva.
Avós Maternos: Manoel Antônio de Espindola e Emília Tomazia da Silva.
O registro ficou a cargo do escrivão Cândido Joaquim da Silva, assistido pelas seguintes testemunhas: José Francisco de Oliveira, Sebastião Antônio Lopes, José Pereira Lisboa.
A mãe e o pai, ambos solteiros, compareceram ao cartório, sendo a mãe a declarante e o pai fez o reconhecimento da paternidade no ato do registro. Firmino José de Souza, também assinou como testemunha

NOME NÃO INFORMADO
[L.R.N. 02, Registro 42]
No dia 16/04/1877, compareceu ao cartório do distrito de Belém Novo, na cidade de Porto Alegre, José Antônio da Silva Nunes e na presença das testemunhas declarou que na data de 01/04/1877, aproximadamente as 18:00 horas, neste distrito, nasceu uma criança do sexo feminino, Branca, de nome não informado.
Filha de José Antônio da Silva Nunes, Agricultor, Branco, e sua esposa Felicidade da Silva Nunes, Branca, casados na Igreja Nossa Senhora de Belém.
Avós Paternos: Bernardino Pereira Nunes e Antônia Bernardina da Silva.
Avós Maternos: Henrique José de Fraga e Erias Joaquina de Fraga.
O registro ficou a cargo do escrivão Cândido Joaquim da Silva, assistido pelas seguintes testemunhas: José Francisco de Oliveira, Sebastião Antônio Lopes.
A menina registrada ainda não tinha nome, seria batizada posteriormente

JUSTINO
[L.R.N. 02, Registro 43]
No dia 16/04/1877, compareceu ao cartório do distrito de Belém Novo, na cidade de Porto Alegre, Francisca Cândida da Silveira, viúva de Constantino José da Silveira e na presença das testemunhas declarou que na data de 20/03/1877, aproximadamente as 21:00 horas, neste distrito, nasceu uma criança do sexo masculino, de nome JUSTINO.
Filho de Pai Incógnito e Marcolina, Preta, Cozinheira, Escrava de Francisca Cândida da Silveira.
Avós Paternos: e Incógnita.
Avós Maternos: Incógnitos.
O registro ficou a cargo do escrivão Cândido Joaquim da Silva, assistido pelas seguintes testemunhas: José Francisco de Oliveira, Sebastião Antônio Lopes, José Antônio da Silva Nunes.

NOME NÃO INFORMADO
[L.R.N. 02, Registro 44]
No dia 21/04/1877, compareceu ao cartório do distrito de Belém Novo, na cidade de Porto Alegre, Joaquim Antônio de Godois e na presença das testemunhas declarou que na data de 06/04/1877, aproximadamente as 21:00 horas, neste distrito, nasceu uma criança do sexo feminino, de nome não informado.
Filha de Joaquim Antônio de Godois, Agricultor, Branco, e sua esposa Felisberta da Silva Nunes, Branca, casados na Igreja Nossa Senhora da Conceição.
Avós Paternos: Antônio José de Godois e Francisca Tomázia de Jesus.
Avós Maternos: José Querino Fernandes e Henriqueta Cândida da Silva.
O registro ficou a cargo do escrivão Cândido Joaquim da Silva, assistido pelas seguintes testemunhas: José Francisco de Oliveira, Firmino José de Souza.
A menina registrada ainda não tinha nome, seria batizada posteriormente

PEDRO
[L.R.N. 02, Registro 45]
No dia 25/04/1877, compareceu ao cartório do distrito de Belém Novo, na cidade de Porto Alegre, Domiciano de Campos Nunes e na presença das testemunhas declarou que na data de 30/03/1877, aproximadamente as 02:00 horas, neste distrito, nasceu uma criança do sexo masculino, de nome PEDRO.
Filho de Domiciano de Campos Nunes, Agricultor, Branco, e sua esposa Maria Joaquina Nunes de Oliveira, Branca, casados na Igreja Nossa Senhora de Belém.
Avós Paternos: Ângelo Antônio da Silva Nunes e Domiciana de Campos Nunes.
Avós Maternos: Joaquim Monteiro de Oliveira e Senhorinha Nunes de Oliveira.
O registro ficou a cargo do escrivão Cândido Joaquim da Silva, assistido pelas seguintes testemunhas: José Francisco de Oliveira, Sebastião Antônio Lopes.

HONÓRIA
[L.R.N. 02, Registro 46]
No dia 28/04/1877, compareceu ao cartório do distrito de Belém Novo, na cidade de Porto Alegre, Manoel Barcellos Pinheiro e na presença das testemunhas declarou que na data de 30/03/1877, aproximadamente as 20:00 horas, neste distrito, nasceu uma criança do sexo feminino, de nome HONÓRIA.
Filha de Manoel Barcellos Pinheiro, Agricultor, Branco, e sua esposa Lisbella Antônia da Silva, Branca, casados na Igreja Nossa Senhora da Conceição.
Avós Paternos: Manoel Barcellos Pinheiro e Eufrásia Pinheiro da Silva.
Avós Maternos: Incógnitos.
O registro ficou a cargo do escrivão Cândido Joaquim da Silva, assistido pelas seguintes testemunhas: José Francisco de Oliveira, Firmino José de Souza.
A menina foi batizada em Artigo de Morte, segundo a anotação do escrivão

NOME NÃO INFORMADO
[L.R.N. 02, Registro 47]
No dia 30/04/1877, compareceu ao cartório do distrito de Belém Novo, na cidade de Porto Alegre, Manoel Antônio Fagundes e na presença das testemunhas declarou que na data de 01/04/1877, aproximadamente as 08:00 horas, neste distrito, nasceu uma criança do sexo feminino, Parda, de nome não informado.
Filha de Pai Incógnito e Faustina, Parda, Cozinheira, Escrava de Manoel Antônio Fagundes.
Avós Paternos: Incógnitos.
Avós Maternos: Incógnitos.
O registro ficou a cargo do escrivão Cândido Joaquim da Silva, assistido pelas seguintes testemunhas: José Francisco de Oliveira, Firmino José de Souza.
A menina registrada ainda não tinha nome, seria batizada posteriormente

MARIA
[L.R.N. 02, Registro 48]
No dia 01/05/1877, compareceu ao cartório do distrito de Belém Novo, na cidade de Porto Alegre, Francisco Antônio de Barcellos e na presença das testemunhas declarou que na data de 04/04/1877, aproximadamente as 16:00 horas, neste distrito, nasceu uma criança do sexo feminino, Preta, de nome MARIA.
Filha de Pai Incógnito e Joaquina, Preta, Cozinheira, Escrava de Francisco Antônio de Barcellos.
Avós Paternos: Incógnitos.
Avós Maternos: Incógnitos.
O registro ficou a cargo do escrivão Cândido Joaquim da Silva, assistido pelas seguintes testemunhas: Sebastião Antônio Lopes, Alexandre José Bernardes.

NOME NÃO INFORMADO
[L.R.N. 02, Registro 49]
No dia 08/05/1877, compareceu ao cartório do distrito de Belém Novo, na cidade de Porto Alegre, Leonardo Barcellos Pinheiro e na presença das testemunhas declarou que na data de 10/04/1877, aproximadamente as 04:00 horas, neste distrito, nasceu uma criança do sexo feminino, de nome não informado.
Filha de Leonardo Barcellos Pinheiro, Negociante, Branco, e sua esposa Eufrásia Barcellos Pinheiro, Branca, casados na Igreja Nossa Senhora de Belém.
Avós Paternos: Manoel Barcellos Pinheiro e Eufrásia Pinheiro da Silva.
Avós Maternos: Manoel Barcellos Pinheiro Filho e Lisbella Antônia da Silva.
O registro ficou a cargo do escrivão Cândido Joaquim da Silva, assistido pelas seguintes testemunhas: José Francisco de Oliveira, Joaquim Alves Correia Salgado.
A menina registrada ainda não tinha nome, seria batizada posteriormente

NOME NÃO INFORMADO
[L.R.N. 02, Registro 50]
No dia 08/05/1877, compareceu ao cartório do distrito de Belém Novo, na cidade de Porto Alegre, José Pedro da Silveira e na presença das testemunhas declarou que na data de 19/04/1877, aproximadamente as 02:00 horas, neste distrito, nasceu uma criança do sexo masculino, de nome não informado.
Filho de José Pedro da Silveira, Agricultor, Branco, e sua esposa Sebastiana Corrêa da Silveira, Branca, casados na Igreja Nossa Senhora de Belém.
Avós Paternos: Constantino José da Silveira e Firmina Cândida da Silveira.
Avós Maternos: Vitorino Corrêa da Silva e Matildes Joaquina da Silva.
O registro ficou a cargo do escrivão Cândido Joaquim da Silva, assistido pelas seguintes testemunhas: Querino José Lopes Filho, Afonso Joaquim Silva.
O menino registrado ainda não tinha nome, seria batizado posteriormente

RAMIRO
[L.R.N. 02, Registro 51]
No dia 09/05/1877, compareceu ao cartório do distrito de Belém Novo, na cidade de Porto Alegre, Abel Antônio da Silveira e na presença das testemunhas declarou que na data de 13/04/1877, aproximadamente as 16:00 horas, neste distrito, nasceu uma criança do sexo masculino, Preto, de nome RAMIRO.
Filho de Pai Incógnito e Luiza, Preta, Cozinheira, Escrava de Abel Antônio da Silveira, natural de Rio de Janeiro.
Avós Paternos: Incógnitos.
Avós Maternos: Incógnitos.
O registro ficou a cargo do escrivão Cândido Joaquim da Silva, assistido pelas seguintes testemunhas: Sebastião Antônio Lopes, Antônio Joaquim da Silva.

NOME NÃO INFORMADO
[L.R.N. 02, Registro 52]
No dia 09/05/1877, compareceu ao cartório do distrito de Belém Novo, na cidade de Porto Alegre, Sebastião Antônio Lopes e na presença das testemunhas declarou que na data de 16/04/1877, aproximadamente as 22:00 horas, neste distrito, nasceu uma criança do sexo masculino, de nome não informado.
Filho de Sebastião Antônio Lopes, Agricultor, Branco, e sua esposa Firmina Cândida da Silva, Branca, casados na Igreja Nossa Senhora de Belém.
Avós Paternos: Antônio José Lopes e Cândida da Silva.
Avós Maternos: Cândido Joaquim da Silva e Bernardina Henriques de Paiva.
O registro ficou a cargo do escrivão Cândido Joaquim da Silva, assistido pelas seguintes testemunhas: Abel Antônio da Silveira, Antônio Joaquim da Silva.
O menino registrado ainda não tinha nome, seria batizado posteriormente

NOME NÃO INFORMADO
[L.R.N. 02, Registro 53]
No dia 11/05/1877, compareceu ao cartório do distrito de Belém Novo, na cidade de Porto Alegre, João Antônio de Azevedo e na presença das testemunhas declarou que na data de 30/04/1877, aproximadamente as 23:00 horas, neste distrito, nasceu uma criança do sexo feminino, de nome não informado.
Filha de João Antônio de Azevedo, Agricultor, Branco, e sua esposa Maria Joaquina da Conceição, Branca, casados na Igreja Nossa Senhora do Rosário.
Avós Paternos: Desidério Antônio de Azevedo e Tereza Joaquina de Jesus.
Avós Maternos: José Antônio da Silva e Constantina da Conceição.
O registro ficou a cargo do escrivão Cândido Joaquim da Silva, assistido pelas seguintes testemunhas: Firmino José de Souza, Antônio Joaquim da Silva, Albino Martins de Ávila.
A menina registrada ainda não tinha nome, seria batizada posteriormente

LÚCIA
[L.R.N. 02, Registro 54]
No dia 23/05/1877, compareceu ao cartório do distrito de Belém Novo, na cidade de Porto Alegre, Narciso Corrêa da Silva e na presença das testemunhas declarou que na data de 10/05/1877, aproximadamente as 04:00 horas, neste distrito, nasceu uma criança do sexo feminino, Preta, de nome LÚCIA.
Filha de Pai Incógnito e Margarida, Preta, Cozinheira, Escrava de Narciso Corrêa da Silva.
Avós Paternos: Incógnitos.
Avós Maternos: Incógnitos.
O registro ficou a cargo do escrivão Cândido Joaquim da Silva, assistido pelas seguintes testemunhas: Manoel Antônio Fagundes, José Francisco de Oliveira, Antônio de Vasconcellos Cirne.

NOME NÃO INFORMADO
[L.R.N. 02, Registro 55]
No dia 28/05/1877, compareceu ao cartório do distrito de Belém Novo, na cidade de Porto Alegre, José Garcia Nunes Filho e na presença das testemunhas declarou que na data de 15/05/1877, aproximadamente as 23:00 horas, neste distrito, nasceu uma criança do sexo masculino, de nome não informado.
Filho de José Garcia Nunes Filho, Agricultor, Branco, e sua esposa Rosa Dorotéa de Araújo Nunes, Branca, casados na Igreja Nossa Senhora do Rosário.
Avós Paternos: José Garcia Nunes e Ricarda Joaquina de Jesus.
Avós Maternos: Tomé José de Araújo e Dorotéa Ricarda de Araújo.
O registro ficou a cargo do escrivão Cândido Joaquim da Silva, assistido pelas seguintes testemunhas: José Francisco de Oliveira, Zeferino José de Souza.
O menino registrado ainda não tinha nome, seria batizado posteriormente

NOME NÃO INFORMADO
[L.R.N. 02, Registro 56]
No dia 04/06/1877, compareceu ao cartório do distrito de Belém Novo, na cidade de Porto Alegre, Zeferino José de Souza e na presença das testemunhas declarou que na data de 31/05/1877, aproximadamente as 02:00 horas, neste distrito, nasceu uma criança do sexo masculino, de nome não informado.
Filho de Zeferino José de Souza, Agricultor, Branco, e sua esposa Bernardina Maria Flores, Branca, casados na Igreja Nossa Senhora de Belém.
Avós Paternos: Bernardino José de Souza e Delfina Henriques de Paiva.
Avós Maternos: Tristão Cardoso Flores e Alexandrina Maria Flores.
O registro ficou a cargo do escrivão Cândido Joaquim da Silva, assistido pelas seguintes testemunhas: José Francisco de Oliveira, Firmino José de Souza.
O menino registrado ainda não tinha nome, seria batizado posteriormente

MARIA
[L.R.N. 02, Registro 57]
No dia 11/06/1877, compareceu ao cartório do distrito de Belém Novo, na cidade de Porto Alegre, Luiz José Constante e na presença das testemunhas declarou que na data de 27/05/1877, aproximadamente as 22:00 horas, neste distrito, nasceu uma criança do sexo feminino, de nome MARIA.
Filha de Luiz José Constante, Agricultor, Branco, e sua esposa Edavirge Joaquina da Costa, Branca, casados na Igreja Nossa Senhora da Conceição.
Avós Paternos: Tomás José Constante e Carolina Rosa dos Santos.
Avós Maternos: Domingos José da Costa e Luiza Maria de Jesus.
O registro ficou a cargo do escrivão Cândido Joaquim da Silva, assistido pelas seguintes testemunhas: José Francisco de Oliveira, Firmino José de Souza, Galdino Joaquim da Silveira.

HELENA
[L.R.N. 02, Registro 58]
No dia 25/06/1877, compareceu ao cartório do distrito de Belém Novo, na cidade de Porto Alegre, José Luiz da Costa e na presença das testemunhas declarou que na data de 15/05/1877, aproximadamente as 22:00 horas, neste distrito, nasceu uma criança do sexo feminino, Parda, de nome HELENA.
Filha de Pai Incógnito e Felipa, Parda, Costureira, Escrava de José Luiz da Costa.
Avós Paternos: Incógnitos.
Avós Maternos: Incógnitos.
O registro ficou a cargo do escrivão Cândido Joaquim da Silva, assistido pelas seguintes testemunhas: José Francisco de Oliveira, Joaquim Alves Correia Salgado, Francisco Luiz da Costa.

NOME NÃO INFORMADO
[L.R.N. 02, Registro 59]
No dia 25/06/1877, compareceu ao cartório do distrito de Belém Novo, na cidade de Porto Alegre, Florindo de Souza Rocha e na presença das testemunhas declarou que na data de 27/05/1877, aproximadamente as 20:00 horas, neste distrito, nasceu uma criança do sexo feminino, de nome não informado.
Filha de Florindo de Souza Rocha, Agricultor, Branco, e sua esposa Maria Jacinta de Oliveira, Branca, casados na Igreja Nossa Senhora da Conceição.
Avós Paternos: Serafim de Souza Rocha e Maria Leonarda da Conceição.
Avós Maternos: Jacinto Furtado da Terra e Custódia Francisca de Oliveira.
O registro ficou a cargo do escrivão Cândido Joaquim da Silva, assistido pelas seguintes testemunhas: José Francisco de Oliveira, Joaquim Alves Correia Salgado, Firmino José de Souza.
A menina registrada ainda não tinha nome, seria batizada posteriormente

FRANCISCA
[L.R.N. 02, Registro 60]
No dia 04/07/1877, compareceu ao cartório do distrito de Belém Novo, na cidade de Porto Alegre, Manoel Pereira Nunes e na presença das testemunhas declarou que na data de 12/06/1877, aproximadamente as 20:00 horas, neste distrito, nasceu uma criança do sexo feminino, de nome FRANCISCA.
Filha de Manoel Pereira Nunes, Agricultor, Branco, e sua esposa Francisca Nunes da Rocha, Branca, casados na Igreja Nossa Senhora de Belém.
Avós Paternos: Bernardino Pereira Nunes e Antônia Bernardina da Silva.
Avós Maternos: Antônio Cândido da Rocha e Rufina Maria José.
O registro ficou a cargo do escrivão Cândido Joaquim da Silva, assistido pelas seguintes testemunhas: José Francisco de Oliveira, Abel Antônio da Silveira.

JOSÉ
[L.R.N. 02, Registro 61]
No dia 09/07/1877, compareceu ao cartório do distrito de Belém Novo, na cidade de Porto Alegre, João Seifer e na presença das testemunhas declarou que na data de 08/06/1877, aproximadamente as 03:00 horas, neste distrito, nasceu uma criança do sexo masculino, Branco, de nome JOSÉ.
Filho de João Seifer, Oleiro, Branco, natural de Hamburgo e sua esposa Aurélia Lemos, Branca, natural de Hamburgo, casados na Igreja Nossa Senhora do Rosário.
Avós Paternos: João Seifer e Elisa Seifer.
Avós Maternos: Carlos Lemos e Frederica Lemos.
O registro ficou a cargo do escrivão Cândido Joaquim da Silva, assistido pelas seguintes testemunhas: Hildebrando Francisco de Souza e Silva, Albino Pereira Fraga.

MARCOLINO
[L.R.N. 02, Registro 62]
No dia 10/07/1877, compareceu ao cartório do distrito de Belém Novo, na cidade de Porto Alegre, Joaquim Inácio da Silva e na presença das testemunhas declarou que na data de 14/06/1877, aproximadamente as 16:00 horas, neste distrito, nasceu uma criança do sexo masculino, de nome MARCOLINO.
Filho de Joaquim Inácio da Silva, Agricultor, Branco, e sua esposa Emília Margarida da Silva, Branca, casados na Igreja Nossa Senhora do Rosário.
Avós Paternos: Manoel Inácio da Silva e Maria Fernandes Moreira.
Avós Maternos: Manoel José de Siqueira e Margarida Bernardina de Siqueira.
O registro ficou a cargo do escrivão Cândido Joaquim da Silva, assistido pelas seguintes testemunhas: Firmino José de Souza, Sebastião Antônio Lopes.

MARIA
[L.R.N. 02, Registro 63]
No dia 14/07/1877, compareceu ao cartório do distrito de Belém Novo, na cidade de Porto Alegre, Luiz Vieira da Rocha e na presença das testemunhas declarou que na data de 03/07/1877, aproximadamente as 11:00 horas, neste distrito, nasceu uma criança do sexo feminino, Parda, de nome MARIA.
Filha de Pai Incógnito e Tereza, Preta, Cozinheira, Escrava de Luiz Vieira da Rocha.
Avós Paternos: Incógnitos.
Avós Maternos: Incógnitos.
O registro ficou a cargo do escrivão Cândido Joaquim da Silva, assistido pelas seguintes testemunhas: Antônio Vieira da Rocha, José Francisco de Souza e Silva.

MARIA
[L.R.N. 02, Registro 64]
No dia 18/07/1877, compareceu ao cartório do distrito de Belém Novo, na cidade de Porto Alegre, Claudiana Joaquina da Costa e na presença das testemunhas declarou que na data de 07/07/1877, aproximadamente as 19:00 horas, neste distrito, nasceu uma criança do sexo feminino, Branca, de nome MARIA.
Filha de Pai Incógnito e Claudiana Joaquina da Costa, Branca, Costureira, Solteira.
Avós Paternos: Incógnitos.
Avós Maternos: Incógnito e Luiza Maria da Conceição.
O registro ficou a cargo do escrivão Cândido Joaquim da Silva, assistido pelas seguintes testemunhas: José Francisco de Oliveira, Rufino José de Castro, Henrique Teixeira da Silva.

BENDITO
[L.R.N. 02, Registro 65]
No dia 18/07/1877, compareceu ao cartório do distrito de Belém Novo, na cidade de Porto Alegre, Miguel Pereira de Oliveira e na presença das testemunhas declarou que na data de 20/06/1877, aproximadamente as 20:00 horas, neste distrito, nasceu uma criança do sexo masculino, Preto, de nome BENDITO.
Filho de Pai Incógnito e Marcolina, Preta, Costureira, Escrava de Miguel Pereira de Oliveira.
Avós Paternos: Incógnitos.
Avós Maternos: Incógnitos.
O registro ficou a cargo do escrivão Cândido Joaquim da Silva, assistido pelas seguintes testemunhas: Joaquim Alves Correia Salgad, Serafim Francisco de Souza e Silva.

PRESIONISSIMO
[L.R.N. 02, Registro 66]
No dia 20/07/1877, compareceu ao cartório do distrito de Belém Novo, na cidade de Porto Alegre, Fidêncio José dos Santos e na presença das testemunhas declarou que na data de 01/07/1877, aproximadamente as 15:00 horas, neste distrito, nasceu uma criança do sexo masculino, de nome PRESIONISSIMO.
Filho de Fidêncio José dos Santos, Agricultor, Branco, e sua esposa Porcina dos Santos Fraga, Branca, casados na Igreja Nossa Senhora de Belém.
Avós Paternos: José dos Santos Maciel e Rosa Maria da Conceição.
Avós Maternos: Henrique José de Fraga e Íria Joaquina de Fraga.
O registro ficou a cargo do escrivão Cândido Joaquim da Silva, assistido pelas seguintes testemunhas: José Francisco de Oliveira, Firmino José de Souza.

ALFREDO
[L.R.N. 02, Registro 67]
No dia 20/07/1877, compareceu ao cartório do distrito de Belém Novo, na cidade de Porto Alegre, Saturnino Ricardo Ramos e na presença das testemunhas declarou que na data de 03/07/1877, aproximadamente as 04:00 horas, neste distrito, nasceu uma criança do sexo masculino, de nome ALFREDO.
Filho de Saturnino Ricardo Ramos, Agricultor, Branco, e sua esposa Maria Emília da Silva, Branca, casados neste distrito na casa de Baltazar Joaquim da Silva.
Avós Paternos: José Ricardo Ramos e Camila Ramos.
Avós Maternos: Incógnitos.
O registro ficou a cargo do escrivão Cândido Joaquim da Silva, assistido pelas seguintes testemunhas: Firmino José de Souza, Sebastião Antônio Lopes, Sebastião Joaquim da Silva.

NOME NÃO INFORMADO
[L.R.N. 02, Registro 68]
No dia 28/07/1877, compareceu ao cartório do distrito de Belém Novo, na cidade de Porto Alegre, Serafim José Bernardes e na presença das testemunhas declarou que na data de 11/07/1877, aproximadamente as 23:00 horas, neste distrito, nasceu uma criança do sexo masculino, de nome não informado.
Filho de Serafim José Bernardes, Jornaleiro, Branco, e sua esposa Inácia Delfina de Castro, Branca, casados na Capela do Menino Deus.
Avós Paternos: Manoel José Bernardes e Faustina Joaquina de Lima.
Avós Maternos: Rufino José de Castro e Felisberta Delfina de Jesus.
O registro ficou a cargo do escrivão Cândido Joaquim da Silva, assistido pelas seguintes testemunhas: Firmino José de Souza, José Pereira Lisboa, Galdino Joaquim da Silveira.
O menino registrado ainda não tinha nome, seria batizado posteriormente

JOSÉ
[L.R.N. 02, Registro 69]
No dia 04/08/1877, compareceu ao cartório do distrito de Belém Novo, na cidade de Porto Alegre, Francisco Antônio Pereira e na presença das testemunhas declarou que na data de 26/07/1877, aproximadamente as 07:00 horas, neste distrito, nasceu uma criança do sexo masculino, Preto, de nome JOSÉ.
Filho de Pai Incógnito e Jacinta, Preta, Cozinheira, Escrava de Francisco Antônio Pereira.
Avós Paternos: Incógnitos.
Avós Maternos: Incógnitos.
O registro ficou a cargo do escrivão Cândido Joaquim da Silva, assistido pelas seguintes testemunhas: Firmino José de Souza, Sebastião Joaquim da Silva.

VENÂNCIO
[L.R.N. 02, Registro 70]
No dia 04/08/1877, compareceu ao cartório do distrito de Belém Novo, na cidade de Porto Alegre, Horácio José dos Santos e na presença das testemunhas declarou que na data de 12/07/1877, aproximadamente as 19:00 horas, neste distrito, nasceu uma criança do sexo masculino, Preto, de nome VENÂNCIO.
Filho de Pai Incógnito e Arsena, Preta, Engomadeira, Escrava de Horácio José dos Santos.
Avós Paternos: Incógnitos.
Avós Maternos: Incógnitos.
O registro ficou a cargo do escrivão Cândido Joaquim da Silva, assistido pelas seguintes testemunhas: Firmino José de Souza, José Francisco de Oliveira.

RITA
[L.R.N. 02, Registro 71]
No dia 06/08/1877, compareceu ao cartório do distrito de Belém Novo, na cidade de Porto Alegre, Marcelino de Azevedo Pires e na presença das testemunhas declarou que na data de 11/07/1877, aproximadamente as 07:00 horas, neste distrito, nasceu uma criança do sexo feminino, de nome RITA.
Filha de Marcelino de Azevedo Pires, Agricultor, Branco, e sua esposa Malvina Amália da Silva Pires, Branca, casados na Igreja Nossa Senhora Madre de Deus.
Avós Paternos: Agostinho José Pires e Rita Cássia de Azevedo Pires.
Avós Maternos: Luiz Belmiro da Silva Rosa e Cândida de Vasconcellos Cirne.
O registro ficou a cargo do escrivão Cândido Joaquim da Silva, assistido pelas seguintes testemunhas: Firmino José de Souza, Sebastião Joaquim da Silva.

JOÃO
[L.R.N. 02, Registro 72]
No dia 07/08/1877, compareceu ao cartório do distrito de Belém Novo, na cidade de Porto Alegre, André Pereira da Costa e na presença das testemunhas declarou que na data de 12/07/1877, aproximadamente as 04:00 horas, neste distrito, nasceu uma criança do sexo masculino, de nome JOÃO.
Filho de André Pereira da Costa, Agricultor, Branco, e sua esposa Maria José Teixeira, Branca, casados na Igreja Nossa Senhora da Conceição.
Avós Paternos: Francisco José da Costa e Silvana Maria da Conceição.
Avós Maternos: Agostinho Antônio Teixeira e Constância Teixeira da Silva.
O registro ficou a cargo do escrivão Cândido Joaquim da Silva, assistido pelas seguintes testemunhas: Firmino José de Souza, José Francisco de Oliveira, Galdino Joaquim da Silveira.

ROSALINA
[L.R.N. 02, Registro 73]
No dia 25/08/1877, compareceu ao cartório do distrito de Belém Novo, na cidade de Porto Alegre, Maximiniano Pereira ds Santos e na presença das testemunhas declarou que na data de 04/08/1877, aproximadamente as 12:00 horas, neste distrito, nasceu uma criança do sexo feminino, de nome ROSALINA.
Filha de Maximiniano Pereira ds Santos, Agricultor, Branco, e sua esposa Serafina Porcina de Oliveira, Branca, casados na Igreja Nossa Senhora da Conceição.
Avós Paternos: Serafim Pereira de Souza e Alexandrina Maria de Jesus.
Avós Maternos: Incógnito e Porcina Antônia da Jesus.
O registro ficou a cargo do escrivão Cândido Joaquim da Silva, assistido pelas seguintes testemunhas: Firmino José de Souza, José Francisco de Oliveira, Sebastião Joaquim da Silva.

NOME NÃO INFORMADO
[L.R.N. 02, Registro 74]
No dia 25/08/1877, compareceu ao cartório do distrito de Belém Novo, na cidade de Porto Alegre, Delfino Fernandes da Silva e na presença das testemunhas declarou que na data de 27/07/1877, aproximadamente as 18:00 horas, neste distrito, nasceu uma criança do sexo masculino, de nome não informado.
Filho de Delfino Fernandes da Silva, Agricultor, Branco, e sua esposa Amélia Pereira Nunes, Branca, casados na Igreja Nossa Senhora de Belém.
Avós Paternos: Incógnito e Modesta Fernandes da Silva.
Avós Maternos: Sezefredo Pereira Nunes e Dorotéia Pereira Nunes.
O registro ficou a cargo do escrivão Cândido Joaquim da Silva, assistido pelas seguintes testemunhas: Firmino José de Souza, José Francisco de Oliveira.
O menino registrado ainda não tinha nome, seria batizado posteriormente

NOME NÃO INFORMADO
[L.R.N. 02, Registro 75]
No dia 27/08/1877, compareceu ao cartório do distrito de Belém Novo, na cidade de Porto Alegre, José Rodrigues Maia e na presença das testemunhas declarou que na data de 05/08/1877, aproximadamente as 02:00 horas, neste distrito, nasceu uma criança do sexo feminino, de nome não informado.
Filha de José Rodrigues Maia, Agricultor, Branco, natural de Portugal e sua esposa Senhorinha Maria da Conceição, Branca, casados na Igreja Nossa Senhora de Belém.
Avós Paternos: Manoel Rodrigues Maia e Cândida Maria das Neves.
Avós Maternos: Américo Antônio dos Santos e Maria Antônia da Conceição.
O registro ficou a cargo do escrivão Cândido Joaquim da Silva, assistido pelas seguintes testemunhas: José Francisco de Oliveira, Sebastião Joaquim da Silva, Luiz Cândido da Silva Rosa.
A menina registrada ainda não tinha nome, seria batizada posteriormente

MANOELA
[L.R.N. 02, Registro 76]
No dia 05/09/1877, compareceu ao cartório do distrito de Belém Novo, na cidade de Porto Alegre, João Farias da Rosa e na presença das testemunhas declarou que na data de 18/08/1877, neste distrito, nasceu uma criança do sexo feminino, de nome MANOELA.
Filha de João Farias da Rosa, Agricultor, Branco, e sua esposa Maria Joaquina da Silva, Branca, casados na Igreja Nossa Senhora da Conceição.
Avós Paternos: Manoel Farias da Rosa e Inácia Corrêa da Silva.
Avós Maternos: José Antônio Benedito e Zeferina Francisca de Souza.
O registro ficou a cargo do escrivão Cândido Joaquim da Silva, assistido pelas seguintes testemunhas: Firmino José de Souza, José Francisco de Oliveira.
A menida foi batizada em Artigo de Morte

NOME NÃO INFORMADO
[L.R.N. 02, Registro 77]
No dia 06/09/1877, compareceu ao cartório do distrito de Belém Novo, na cidade de Porto Alegre, Vitoriano Martins de Ávila e na presença das testemunhas declarou que na data de 25/08/1877, aproximadamente as 02:00 horas, neste distrito, nasceu uma criança do sexo masculino, de nome não informado.
Filho de Vitoriano Martins de Ávila, Agricultor, Branco, e sua esposa Joana Bernardina de Ávila, Branca, casados na Igreja Nossa Senhora de Belém.
Avós Paternos: Luiz Antônio de Ávila e Ana Joaquina de Ávila.
Avós Maternos: Bernardino Pereira Nunes e Antônia Bernardina da Silva.
O registro ficou a cargo do escrivão Cândido Joaquim da Silva, assistido pelas seguintes testemunhas: Firmino José de Souza, José Francisco de Oliveira.
O menino registrado ainda não tinha nome, seria batizado posteriormente

NOME NÃO INFORMADO
[L.R.N. 02, Registro 78]
No dia 10/09/1877, compareceu ao cartório do distrito de Belém Novo, na cidade de Porto Alegre, Capitulina das Chagas e na presença das testemunhas declarou que na data de 02/09/1877, aproximadamente as 23:50 horas, neste distrito, nasceu uma criança do sexo masculino, Parda, Natimorto, de nome não informado.
Filho de Pai Incógnito e Capitulina das Chagas, Parda, Costureira, Liberta.
Avós Paternos: Incógnitos.
Avós Maternos: e Clemência das Chagas.
O registro ficou a cargo do escrivão Cândido Joaquim da Silva, assistido pelas seguintes testemunhas: Firmino José de Souza, Sebastião Antônio Lopes, José Pereira Lisboa.

MARCELINA
[L.R.N. 02, Registro 79]
No dia 20/09/1877, compareceu ao cartório do distrito de Belém Novo, na cidade de Porto Alegre, Hildebrando Francisco de Souza Silva e na presença das testemunhas declarou que na data de 17/09/1877, aproximadamente a 01:00 hora, neste distrito, nasceu uma criança do sexo feminino, Parda, de nome MARCELINA.
Filha de Pai Incógnito e Eva, Parda, Cozinheira, Escrava de Hildebrando Francisco de Souza Silva.
Avós Paternos: e Incógnita.
Avós Maternos: Incógnitos.
O registro ficou a cargo do escrivão Cândido Joaquim da Silva, assistido pelas seguintes testemunhas: Sebastião Joaquim da Silva, Abel Antônio da Silveira.

NOME NÃO INFORMADO
[L.R.N. 02, Registro 80]
No dia 22/09/1877, compareceu ao cartório do distrito de Belém Novo, na cidade de Porto Alegre, João Antônio Flores e na presença das testemunhas declarou que na data de 10/09/1877, aproximadamente as 08:00 horas, neste distrito, nasceu uma criança do sexo masculino, de nome não informado.
Filho de João Antônio Flores, Agricultor, Branco, e sua esposa Rita Maria Joaquina, Branca, casados na Igreja Nossa Senhora de Belém.
Avós Paternos: Ricardo José Flores e Cândida Leonida de Jesus.
Avós Maternos: Agostinho Pereira Fraga e Ana Maria Joaquina.
O registro ficou a cargo do escrivão Cândido Joaquim da Silva, assistido pelas seguintes testemunhas: Sebastião Joaquim da Silva, Firmino José de Souza.
O menino registrado ainda não tinha nome, seria batizado posteriormente

NOME NÃO INFORMADO
[L.R.N. 02, Registro 81]
No dia 24/09/1877, compareceu ao cartório do distrito de Belém Novo, na cidade de Porto Alegre, Albino José de Freitas Guimarães e na presença das testemunhas declarou que na data de 02/09/1877, aproximadamente as 15:00 horas, neste distrito, nasceu uma criança do sexo feminino, de nome não informado.
Filha de Albino José de Freitas Guimarães, Agricultor, Branco, e sua esposa Maria Joaquina de Freitas, Branca, casados na Igreja Nossa Senhora da Conceição.
Avós Paternos: Bernardo José de Freitas Guimarães e Gertrudes da Costa Torres.
Avós Maternos: Tristão Gonçalves Ribeiro e Ricarda Maria da Conceição.
O registro ficou a cargo do escrivão Cândido Joaquim da Silva, assistido pelas seguintes testemunhas: Sebastião Joaquim da Silva, Firmino José de Souza.

JUSTINA
[L.R.N. 02, Registro 82]
No dia 25/09/1877, compareceu ao cartório do distrito de Belém Novo, na cidade de Porto Alegre, Rita Maria da Conceição, viúva de Apolinário Pereira Fraga e na presença das testemunhas declarou que na data de 06/09/1877, aproximadamente as 10:00 horas, neste distrito, nasceu uma criança do sexo feminino, Parda, de nome JUSTINA.
Filha de Justino Fernandes Moreira, Agricultor, Branco, e sua esposa Rita Maria da Conceição, Parda.
Avós Paternos: João Fernandes Moreira e Delfina Eufrásia da Conceição.
Avós Maternos: Incógnito e Porcina Maria da Conceição.
O registro ficou a cargo do escrivão Cândido Joaquim da Silva, assistido pelas seguintes testemunhas: Jerônimo de Calazans Lisboa, Sebastião Antônio Lopes, Sebastião Joaquim da Silva.
O pai da menina (solteiro) apresentou-se juntamente com a mãe, para assumir a paternidade, assinou também como testemunha Joaquim Antônio Lopes

NOME NÃO INFORMADO
[L.R.N. 02, Registro 83]
No dia 26/09/1877, compareceu ao cartório do distrito de Belém Novo, na cidade de Porto Alegre, José Cândido de Castro e na presença das testemunhas declarou que na data de 01/09/1877, aproximadamente as 22:00 horas, neste distrito, nasceu uma criança do sexo feminino, Branca, Exposta, de nome não informado.
O registro ficou a cargo do escrivão Cândido Joaquim da Silva, assistido pelas seguintes testemunhas: José Francisco de Oliveira, Rufino José de Castro.
O declarante descreveu que no dia 10/09/1877, foi chamado na residência do Major Freitas Barreto Pereira, este então lhe apresentou a menina, ainda sem nome, que posteriormente seria batizada e que eram incógnitos os pais.

TIBURCIO
[L.R.N. 02, Registro 84]
No dia 10/10/1877, compareceu ao cartório do distrito de Belém Novo, na cidade de Porto Alegre, Ângelo Lourenço Mariante e na presença das testemunhas declarou que na data de 06/10/1877, aproximadamente as 22:00 horas, neste distrito, nasceu uma criança do sexo masculino, Preto, de nome TIBURCIO.
Filho de Pai Incógnito e Frozina, Preta, Costureira, Escrava de Ângelo Lourenço Mariante.
Avós Paternos: Incógnitos.
Avós Maternos: Incógnitos.
O registro ficou a cargo do escrivão Cândido Joaquim da Silva, assistido pelas seguintes testemunhas: José Francisco de Oliveira, Rufino José de Castro.

NOME NÃO INFORMADO
[L.R.N. 02, Registro 85]
No dia 12/10/1877, compareceu ao cartório do distrito de Belém Novo, na cidade de Porto Alegre, Sebastião Corrêa da Silva e na presença das testemunhas declarou que na data de 27/09/1877, aproximadamente as 06:00 horas, neste distrito, nasceu uma criança do sexo masculino, de nome não informado.
Filho de Sebastião Corrêa da Silva, Negociante, Branco, e sua esposa Rita Cândida Corrêa, Branca, casados na Igreja Nossa Senhora de Belém.
Avós Paternos: Vitoriano Corrêa da Silva e Matildes Joaquina da Silva.
Avós Maternos: Miguel Corrêa de Oliveira e Ana Maria de Oliveira.
O registro ficou a cargo do escrivão Cândido Joaquim da Silva, assistido pelas seguintes testemunhas: Francisco Antônio de Barcellos, Barnabé Corrêa da Câmara.

NOME NÃO INFORMADO
[L.R.N. 02, Registro 86]
No dia 15/10/1877, compareceu ao cartório do distrito de Belém Novo, na cidade de Porto Alegre, Baltazar Joaquim da Silva e na presença das testemunhas declarou que na data de 06/10/1877, aproximadamente as 05:00 horas, neste distrito, nasceu uma criança do sexo masculino, Pardo, Natimorto, de nome não informado.
Filho de Pai Incógnito e Maria, Parda, Cozinheira, Escrava de Baltazar Joaquim da Silva.
Avós Paternos: Incógnitos.
Avós Maternos: Incógnitos.
O registro ficou a cargo do escrivão Cândido Joaquim da Silva, assistido pelas seguintes testemunhas: José Francisco de Oliveira, Barnabé Corrêa da Câmara.

NOME NÃO INFORMADO
[L.R.N. 02, Registro 87]
No dia 20/10/1877, compareceu ao cartório do distrito de Belém Novo, na cidade de Porto Alegre, Generoso Nunes Vieira e na presença das testemunhas declarou que na data de 14/10/1877, aproximadamente as 06:00 horas, neste distrito, nasceu uma criança do sexo feminino, de nome não informado.
Filha de Generoso Nunes Vieira, Agricultor, Branco, e sua esposa Maria Antônia de Jesus, Branca, casados na Capela do Menino Deus.
Avós Paternos: Basílio Nunes Vieira e Camila Vieira da Silva.
Avós Maternos: José Ricardo Ramos e Basília Maria de Jeseus.
O registro ficou a cargo do escrivão Cândido Joaquim da Silva, assistido pelas seguintes testemunhas: José Francisco de Oliveira, Rufino José de Castro, Joaquim Antônio Lopes.
A menina registrada ainda não tinha nome, seria batizada posteriormente

NOME NÃO INFORMADO
[L.R.N. 02, Registro 88]
No dia 30/10/1877, compareceu ao cartório do distrito de Belém Novo, na cidade de Porto Alegre, Antônio Coelho de Souza e na presença das testemunhas declarou que na data de 19/10/1877, aproximadamente as 23:00 horas, neste distrito, nasceu uma criança do sexo feminino, de nome não informado.
Filha de Antônio Coelho de Souza, Negociante, Branco, e sua esposa Joaquina Coelho de Souza, Branca, casados na Igreja Nossa Senhora de Belém.
Avós Paternos: Antônio Coelho de Souza e Constância Coelho de Souza.
Avós Maternos: Joaquim Antônio da Cunha e Alexandrina Maria da Cunha.
O registro ficou a cargo do escrivão Cândido Joaquim da Silva, assistido pelas seguintes testemunhas: José Francisco de Oliveira, Firmino José de Souza.
A menina registrada ainda não tinha nome, seria batizada posteriormente

MARIA ISABEL
[L.R.N. 02, Registro 89]
No dia 10/11/1877, compareceu ao cartório do distrito de Belém Novo, na cidade de Porto Alegre, Manoel Inácio da Silva e na presença das testemunhas declarou que na data de 05/11/1877, aproximadamente as 04:00 horas, neste distrito, nasceu uma criança do sexo feminino, Preta, de nome MARIA ISABEL.
Filha de Pai Incógnito e Luiza, Preta, Cozinheira, Escrava de Manoel Inácio da Silva.
Avós Paternos: Incógnitos.
Avós Maternos: Incógnitos.
O registro ficou a cargo do escrivão Cândido Joaquim da Silva, assistido pelas seguintes testemunhas: Firmino José de Souza, Sebastião Joaquim da Silva.

MARIA
[L.R.N. 02, Registro 90]
No dia 10/11/1877, compareceu ao cartório do distrito de Belém Novo, na cidade de Porto Alegre, Rafael Corrêa da Silveira e na presença das testemunhas declarou que na data de 20/10/1877, neste distrito, nasceu uma criança do sexo feminino, de nome MARIA.
Filha de Rafael Corrêa da Silveira, Agricultor, Branco, e sua esposa Maria José Dias da Silveira, Branca, casados na Igreja Nossa Senhora de Belém.
Avós Paternos: Serafim José da Silveira e Isabel Maria da Conceição.
Avós Maternos: José Dias Monteiro e Maria Dias Monteiro.
O registro ficou a cargo do escrivão Cândido Joaquim da Silva, assistido pelas seguintes testemunhas: José Francisco de Oliveira, Sebastião Joaquim da Silva.

HILDEFONSO
[L.R.N. 02, Registro 91]
No dia 12/11/1877, compareceu ao cartório do distrito de Belém Novo, na cidade de Porto Alegre, Manoel Martinho Cambraia e na presença das testemunhas declarou que na data de 17/10/1877, aproximadamente as 02:00 horas, neste distrito, nasceu uma criança do sexo masculino, de nome HILDEFONSO.
Filho de Manoel Martinho Cambraia, Agricultor, Branco, e sua esposa Cândida Dória Pamphino, Branca, casados na Igreja Nossa Senhora Madre de Deus.
Avós Paternos: José Luiz Cambraia e Luiza de Souza Cambraia.
Avós Maternos: Ângelo Felix Pamphino e Catarina Rosas Pamphino.
O registro ficou a cargo do escrivão Cândido Joaquim da Silva, assistido pelas seguintes testemunhas: Firmino José de Souza, Sebastião Antônio Lopes.

SENHORINHA
[L.R.N. 02, Registro 92]
No dia 13/11/1877, compareceu ao cartório do distrito de Belém Novo, na cidade de Porto Alegre, Amaro José Ferreira e na presença das testemunhas declarou que na data de 21/10/1877, aproximadamente as 16:00 horas, neste distrito, nasceu uma criança do sexo feminino, de nome SENHORINHA.
Filha de Amaro José Ferreira, Agricultor, Branco, e sua esposa Maria José Ferreira, Branca, casados na Capela do Menino Deus.
Avós Paternos: Fabiano José de Castro e Senhorinha Bernardina Ferreira.
Avós Maternos: José Marcelino Ferreira e Alexandrina Isidora de Toledo.
O registro ficou a cargo do escrivão Cândido Joaquim da Silva, assistido pelas seguintes testemunhas: Firmino José de Souza, Sebastião Joaquim da Silva.

FAUSTINA
[L.R.N. 02, Registro 93]
No dia 13/11/1877, compareceu ao cartório do distrito de Belém Novo, na cidade de Porto Alegre, Jacinta Rosa e na presença das testemunhas declarou que na data de 18/10/1877, neste distrito, nasceu uma criança do sexo feminino, Preta, de nome FAUSTINA.
Filha de Pai Incógnito e Jacinta Rosa, Preta, Cozinheira, Liberta.
Avós Paternos: Incógnitos.
Avós Maternos: Incógnito e Maria.
O registro ficou a cargo do escrivão Cândido Joaquim da Silva, assistido pelas seguintes testemunhas: José Francisco de Oliveira, Sebastião Joaquim da Silva, Firmino José de Souza.
A avó materna foi descrita como sendo Preta e Escrava de Dona Margarida Silveira

JOSÉ
[L.R.N. 02, Registro 94]
No dia 14/11/1877, compareceu ao cartório do distrito de Belém Novo, na cidade de Porto Alegre, Francisco Pereira Nunes, Agricultor e na presença das testemunhas declarou que na data de 18/10/1877, aproximadamente as 22:00 horas, neste distrito, nasceu uma criança do sexo masculino, de nome JOSÉ.
Filho de Pai Incógnito e Juliana, Preta, Cozinheira, Escrava de Francisco Pereira Nunes.
Avós Paternos: Incógnitos.
Avós Maternos: Incógnitos.
O registro ficou a cargo do escrivão Cândido Joaquim da Silva, assistido pelas seguintes testemunhas: Firmino José de Souza, Sebastião Joaquim da Silva.

BERNARDO
[L.R.N. 02, Registro 95]
No dia 14/11/1877, compareceu ao cartório do distrito de Belém Novo, na cidade de Porto Alegre, Firmino Cândido da Silveira e na presença das testemunhas declarou que na data de 02/10/1877, aproximadamente as 03:00 horas, neste distrito, nasceu uma criança do sexo masculino, de nome BERNARDO.
Filho de Pai Incógnito e Marcelina, Preta, Cozinheira, Escrava de Firmino Cândido da Silveira.
Avós Paternos: Incógnitos.
Avós Maternos: Incógnitos.
O registro ficou a cargo do escrivão Cândido Joaquim da Silva, assistido pelas seguintes testemunhas: Firmino José de Souza, Sebastião Joaquim da Silva, Afonso Joaquim da Silva.

MANOEL
[L.R.N. 02, Registro 96]
No dia 20/11/1877, compareceu ao cartório do distrito de Belém Novo, na cidade de Porto Alegre, Teodoro da Costa Chaves e na presença das testemunhas declarou que na data de 01/11/1877, aproximadamente as 02:00 horas, neste distrito, nasceu uma criança do sexo masculino, de nome MANOEL.
Filho de Teodoro da Costa Chaves, Agricultor, Branco, e e sua esposa Maria José Chaves, Branca, casados na Igreja Nossa Senhora de Belém.
Avós Paternos: Eleutério da Costa Chaves e Teodora Pereira Machado.
Avós Maternos: Serafim Francisco de Souza e Justina Inácia da Silva.
O registro ficou a cargo do escrivão Cândido Joaquim da Silva, assistido pelas seguintes testemunhas: Serafim Francisco da Silva, Sebastião Joaquim da Silva.

JACINTO
[L.R.N. 02, Registro 97]
No dia 20/11/1877, compareceu ao cartório do distrito de Belém Novo, na cidade de Porto Alegre, Marcelino Nunes da Silveira e na presença das testemunhas declarou que na data de 18/11/1877, aproximadamente as 11:00 horas, neste distrito, nasceu uma criança do sexo masculino, de nome JACINTO.
Filho de Marcelino Nunes da Silveira, Agricultor, Branco, e e sua esposa Dolores Gomes dos Santos, Branca, casados na Igreja Nossa Senhora de Belém.
Avós Paternos: Incógnitos.
Avós Maternos: Fidêncio José dos Santos e Ricarda Maria Gomes.
O registro ficou a cargo do escrivão Cândido Joaquim da Silva, assistido pelas seguintes testemunhas: Firmino José de Souza, José Francisco de Oliveira.
O menino foi batizado em artigo de morte

JACINTA
[L.R.N. 02, Registro 98]
No dia 21/11/1877, compareceu ao cartório do distrito de Belém Novo, na cidade de Porto Alegre, João Antônio Coelho e na presença das testemunhas declarou que na data de 29/10/1877, aproximadamente as 04:00 horas, neste distrito, nasceu uma criança do sexo feminino, Preta, de nome JACINTA.
Filha de Pai Incógnito e Maria, Preta, Cozinheira, Escrava de João Antônio Coelho.
Avós Paternos: Incógnitos.
Avós Maternos: Incógnitos.
O registro ficou a cargo do escrivão Cândido Joaquim da Silva, assistido pelas seguintes testemunhas: José Francisco de Oliveira, Manoel Lopes da Silva.

NOME NÃO INFORMADO
[L.R.N. 02, Registro 99]
No dia 24/11/1877, compareceu ao cartório do distrito de Belém Novo, na cidade de Porto Alegre, Vitorino Machado de Mello e na presença das testemunhas declarou que na data de 22/11/1877, aproximadamente as 11:00 horas, neste distrito, nasceu uma criança do sexo masculino, de nome não informado.
Filho de Vitorino Machado de Mello, Agricultor, Branco, e e sua esposa Inácia Marques de Freitas, Branca, casados na Igreja Vila de Taquari.
Avós Paternos: Vitoriano Machado de Mello e Francisca Maria Antônia.
Avós Maternos: Vicente Marques de Freitas e Fausta Maria de Jesus.
O registro ficou a cargo do escrivão Cândido Joaquim da Silva, assistido pelas seguintes testemunhas: José Francisco de Oliveira, Firmino José de Souza, José Pereira Lisboa.
O menino registrado ainda não tinha nome, seria batizado posteriormente

NOME NÃO INFORMADO
[L.R.N. 02, Registro 100]
No dia 26/11/1877, compareceu ao cartório do distrito de Belém Novo, na cidade de Porto Alegre, Silvério Pereira Fraga e na presença das testemunhas declarou que na data de 23/11/1877, aproximadamente a 01:00 hora, neste distrito, nasceu uma criança do sexo feminino, Natimorta, de nome não informado.
Filha de Silvério Pereira Fraga, Agricultor, Branco, e e sua esposa Maria Cândida da Conceição, Branca, casados na Igreja Nossa Senhora do Rosário.
Avós Paternos: Antônio Pereira Fraga e Leocádia Maria da Conceição.
Avós Maternos: Agostinho Pereira Fraga e Ana Luiza do Carmo.
O registro ficou a cargo do escrivão Cândido Joaquim da Silva, assistido pelas seguintes testemunhas: José Francisco de Oliveira, Firmino José de Souza.

NOME NÃO INFORMADO
[L.R.N. 02, Registro 101]
No dia 29/11/1877, compareceu ao cartório do distrito de Belém Novo, na cidade de Porto Alegre, João Goularte da Silva e na presença das testemunhas declarou que na data de 17/11/1877, aproximadamente as 20:00 horas, neste distrito, nasceu uma criança do sexo feminino, de nome não informado.
Filha de João Goularte da Silva, Branco, e e sua esposa Júlia Inácia da Silva, Branca, casados na Igreja Nossa Senhora da Conceição.
Avós Paternos: Antônio Silveira Goularte e Domiciana Maria da Conceição.
Avós Maternos: Silvano José da Costa e Inácia Maria da Conceição.
O registro ficou a cargo do escrivão Cândido Joaquim da Silva, assistido pelas seguintes testemunhas: José Francisco de Oliveira, Firmino José de Souza.
A menina registrada ainda não tinha nome, seria batizada posteriormente

JOÃO
[L.R.N. 02, Registro 102]
No dia 30/11/1877, compareceu ao cartório do distrito de Belém Novo, na cidade de Porto Alegre, Antônio José de Mattos e na presença das testemunhas declarou que na data de 20/11/1877, aproximadamente as 21:00 horas, neste distrito, nasceu uma criança do sexo masculino, de nome JOÃO.
Filho de Antônio José de Mattos, Agricultor, Branco, e sua esposa Maria Jacinta da Conceição, Branca, casados na Igreja Nossa Senhora de Belém.
Avós Paternos: Albino José de Mattos e Luciana Maria da Conceição.
Avós Maternos: Porfírio José de Souza e Jacinta Maria da Conceição.
O registro ficou a cargo do escrivão Cândido Joaquim da Silva, assistido pelas seguintes testemunhas: José Francisco de Oliveira, Firmino José de Souza.

NOME NÃO INFORMADO
[L.R.N. 02, Registro 103]
No dia 12/12/1877, compareceu ao cartório do distrito de Belém Novo, na cidade de Porto Alegre, Manoel Pereira Fraga e na presença das testemunhas declarou que na data de 08/12/1877, aproximadamente as 02:00 horas, neste distrito, nasceu uma criança do sexo feminino, de nome não informado.
Filha de Manoel Pereira Fraga, Agricultor, Branco, natural de e sua esposa Antônia Cândida Lopes, Branca, casados na Igreja Nossa Senhora de Belém.
Avós Paternos: Agostinho Pereira Fraga e Ana Maria Joaquina.
Avós Maternos: Antônio José Lopes e Cândida Joaquina da Silva.
O registro ficou a cargo do escrivão Cândido Joaquim da Silva, assistido pelas seguintes testemunhas: José Francisco de Oliveira, Sebastião Antônio Lopes.
A menina registrada ainda não tinha nome, seria batizada posteriormente

MARIA
[L.R.N. 02, Registro 104]
No dia 12/12/1877, compareceu ao cartório do distrito de Belém Novo, na cidade de Porto Alegre, Francisco Mendes Ouriques e na presença das testemunhas declarou que na data de 30/11/1877, aproximadamente as 15:00 horas, neste distrito, nasceu uma criança do sexo feminino, de nome MARIA.
Filha de Francisco Mendes Ouriques, Agricultor, Branco, e sua esposa Florinda Delfina Mendes, Branca, casados na Igreja Nossa Senhora do Rosário.
Avós Paternos: José Mendes Ouriques e Clarinda Maria de Jesus.
Avós Maternos: Antônio José Dias e Delfina Ricarda de Jesus.
O registro ficou a cargo do escrivão Cândido Joaquim da Silva, assistido pelas seguintes testemunhas: José Francisco de Oliveira, Firmino José de Souza, José Pereira Lisboa.

NOME NÃO INFORMADO
[L.R.N. 02, Registro 105]
No dia 13/12/1877, compareceu ao cartório do distrito de Belém Novo, na cidade de Porto Alegre, José Francisco de Oliveira e na presença das testemunhas declarou que na data de 21/11/1877, aproximadamente as 02:00 horas, neste distrito, nasceu uma criança do sexo feminino, de nome não informado.
Filha de José Francisco de Oliveira, Negociante, Branco, e sua esposa Cândida Joaquina da Silva, Branca, casados na Igreja Nossa Senhora de Belém.
Avós Paternos: João Paz Maciel e Tomázia Francisca de Oliveira.
Avós Maternos: Joaquim Bernardas da Silva e Senhorinha Joaquina das Chagas.
O registro ficou a cargo do escrivão Cândido Joaquim da Silva, assistido pelas seguintes testemunhas: Firmino José de Souza, José Pereira Lisboa.
A menina registrada ainda não tinha nome, seria batizada posteriormente

Saiba mais sobre o Bairro Belém Novo acessando o link.

Um comentário em “Nascimentos – Cartório de Belém Novo – Porto Alegre – RS – Livro 2 (1876-1877)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s