Óbitos – Cartório de Belém Novo – Porto Alegre – RS – (1917)

Dados transcritos do Acervo Digital do site FamilySearch

Nossas Raízes & Origens – Resgatando o Passado
Fonte: Registro Civil – Óbitos – Cartório de Belém Novo – Porto Alegre – RS
Pesquisa & Montagem: João Batista Lopes da Silva & Vinícius Oliveira Godoy
Total de Registros: 35
Data do Arquivo: 04/12/2023

Registros de Óbitos do Cartório de Belém Novo, distrito do município de Porto Alegre (RS), no período que contempla apenas o ano de 1917. Neste período constam 35 registros de óbitos.

Seguem abaixo todos os registros

Joaquim Soares da Silva
Na Data de 14/01/1917, compareceu ao Cartório do distrito de Belém Novo (Porto Alegre, RS), Leôncio Francisco de Oliveira, branco, Empregado Público, comunicando que em 13/01/1917, as 21:00, conforme atestado do Drº. Luiz Cândido da Silva Rosa, tendo como causa Congestão Cerebral, faleceu Joaquim Soares da Silva, branco, com 68 anos, agricultor, casado com Leopoldina Bernardes de Souza, foi sepultado no Cemitério de Belém Velho, registrado pelo escrivão Florêncio Vieira de Faria, sendo testemunhas João de Paula Coelho e Antero Vieira de Faria.

Emília Teixeira de Mendonça
Na Data de 18/01/1917, compareceu ao Cartório do distrito de Belém Novo (Porto Alegre, RS), Ermínio Teixeira de Mendonça, branco, agricultor, comunicando que em 17/01/1917, as 23:00, conforme atestado do Drº. Luiz Cândido da Silva Rosa, tendo como causa Gripe, faleceu sua filha Emília Teixeira de Mendonça, com 15 dias, filha do declarante e Almira Teixeira Bernardes, sepultada no Cemitério de Belém Velho, registrado pelo escrivão Florêncio Vieira de Faria, tendo como testemunhas, João de Paula Coelho e Antero Vieira de Faria.

José Cardoso da Costa
Na Data de 21/01/1917, compareceu ao Cartório do distrito de Belém Novo (Porto Alegre, RS), Francisco Martins da Rocha, branco, agricultor, comunicando que em 20/01/1917, as 20:00, conforme atestado do Drº. Cecílio Monza, tendo como causa insuficiência cardiaca, faleceu José Cardoso da Costa, branco, com 62 anos, agricultor, viúvo de Cândida Martins da Rocha, deixando os seguintes filhos: Francisca, Maria, Generosa e Manoel. O sepultamento ocorreu nesta freguesia, registrado pelo escrivão Florêncio Vieira de Faria, tendo como testemunhas João de Paula Coelho e Antero Vieira de Faria

Arminda de Mendonça
Na Data de 11/02/1917, compareceu ao Cartório do distrito de Belém Novo (Porto Alegre, RS), Camilo José de Mendonça, branco, agricultor, comunicando que em 11/02/1917, as 02:00, conforme atestado do Drº. Luiz Cândido da Silva Rosa, tendo como causa Colite, sua filha Arminda de Mendonça, com 1 ano e 5 meses, filha do declarante e de Rosalina Ribeiro de Mendonça. O sepultamento ocorreu no Cemitério de Belém Velho, registrado pelo escrivão Florêncio Vieira de Faria tendo como testeminhas João de Paula Coelho e Antero Vieira de Faria.

Celina da Silva Rocha
Na Data de 18/02/1917, compareceu ao Cartório do distrito de Belém Novo (Porto Alegre, RS), Joaquim Cândido da Rocha, branco, agricultor, comunicando que em 18/02/1917, as 08:00, faleceu sem assistência médica, sua filha Celina da Silva Rocha, com 10 meses, residente em Viamão, filha do declarante e de Evangelina da Silva Rocha. O sepultamento ocorreu nesta freguesia, registrado pelo escrivão Florêncio Vieira de Faria, tendo como testemunhas Fausto de Oliveira Torres e Bento Joaquim da Silva. Os pais moravam em Viamão, mas segundo o registro estavam de estadia nesta Freguesia.

Pedro Ferreira da Silva
Na Data de 06/02/1917, compareceu ao Cartório do distrito de Belém Novo (Porto Alegre, RS), José Ferreira da Silva, branco, comunicando que em 05/02/1917, as 06:00, conforme atestado do Drº. Luiz Cândido da Silva Rosa, tendo como causa Gripe, seu pai Pedro Ferreira da Silva, branco, com 42 anos, agricultor, casado com Ernesta Pereira da Silva, deixando os seguintes filhos: José, André, Tilina, Laudelina, Waldemar e Joana. O sepultamento ocorreu nesta freguesia, registrado pelo escrivão Florêncio Vieira de Faria e tendo como testemunhas João de Paula Coelho e Armando Vieira de Farias.

Maria Inácia Cardoso
Na Data de 14/03/1917, compareceu ao Cartório do distrito de Belém Novo (Porto Alegre, RS), Damásio Vieira de Aguiar Filho, branco, agricultor, comunicando que em 13/03/1917, as 17:00, conforme atestado do Drº. Luiz Cândido da Silva Rosa, tendo como causa Gripe, faleceu Maria Inácia Cardoso, de cor mista, com 55 anos, casada com Emilio Francisco Nunes, deixando os seguintes filhos: Emilio, Domenciano, Almiro, Francisca, Sofia e Belmira. O sepultamento ocorreu nesta freguesia, registrado pelo escrivão Florêncio Vieira de Faria, tendo como testemunhas Armando Vieira de Farias e João de Paula Coelho.

Izaltina Machado da Rosa
Na Data de 25/03/1917, compareceu ao Cartório do distrito de Belém Novo (Porto Alegre, RS), Sezefredo de Souza Machado, branco, agricultor, comunicando que em 25/03/1917, as 10:00, faleceu sem assistência médica, sua filha Izaltina Machado da Rosa, 4 meses, filha do declarante e Eugênia Ferreira da Rocha. O sepultamento ocorreu nesta freguesia, registrado pelo escrivão Florêncio Vieira de Faria, tendo como testemunhas Antero Vieira de Faria e João de Paula Coelho.

Umbelina Cândida da Silva
Na Data de 03/04/1917, compareceu ao Cartório do distrito de Belém Novo (Porto Alegre, RS), Alberto Inácio da Silva, branco, comunicando que em 03/04/1917, as 03:00, conforme atestado do Drº. Cecílio Monza, tendo como causa varicela, sua mãe Umbelina Cândida da Silva Parda com 56 anos, casada com Francisco Inácio da Silva, deixando os seguintes filhos: Luiz, Alberto, Georgina e Cecília. O sepultamento ocorreu nesta freguesia, registrado pelo escrivão Florêncio Vieira de Faria.

Cantialina Pereira Fraga
Na Data de 07/05/1917, compareceu ao Cartório do distrito de Belém Novo (Porto Alegre, RS), Ilídio Pereira Fraga, branco, comunicando que em 06/05/1917, as 14:00, conforme atestado do Drº. Luiz Cândido da Silva Rosa, tendo como causa gripe, faleceu Cantialina Pereira Fraga, branca, casada com Feliciano Barcellos Pinheiro, deixando os seguintes filhos: Denicia, Deolinda, Ida, Olavo, Dorvalino e Antônio. O sepultamento ocorreu nesta freguesia, registrado pelo escrivão Florêncio Vieira de Faria.

Vicente Rozzete Branca
Na Data de 15/05/1917, compareceu ao Cartório do distrito de Belém Novo (Porto Alegre, RS), Itelvino dos Santos Maciel, branco, comunicando que em 14/05/1917, as 13:00, conforme atestado do Drº. Luiz Cândido da Silva Rosa, tendo como causa gastro interite, Vicente Rozzete Branca, solteiro. O sepultamento ocorreu nesta freguesia, registrado pelo escrivão Florêncio Vieira de Faria. Não haviam maiores informações sobre o falecido, os pais eram ignorados, bem como a sua idade.

Manoel Antônio da Silveira
Na Data de 21/05/1917, compareceu ao Cartório do distrito de Belém Novo (Porto Alegre, RS), João Antônio da Silveira, branco, comunicando que em 20/05/1917, as 16:00, conforme atestado do Drº. Luiz Cândido da Silva Rosa, tendo como causa apendicite, Manoel Antônio da Silveira, branco, com 52 anos, agricultor, casado com Henriqueta Ferreira da Silveira, deixando os seguintes filhos: Julieta, Justo, Salustiano, Zulmira e Clara. O sepultamento ocorreu nesta freguesia, registrado pelo escrivão Florêncio Vieira de Faria.

Júlio Joaquim dos Passos
Na Data de 30/05/1917, compareceu ao Cartório do distrito de Belém Novo (Porto Alegre, RS), Antero Vieira de Faria, branco, comunicando que em 29/05/1917, as 10:00, conforme atestado do Drº. Manoel José Pinto de Sá, tendo como causa tuberculose, Júlio Joaquim dos Passos, branco, com 14 anos, agricultor, filho de João Felipe Belíssimo e Laura dos Passos. O sepultamento ocorreu no Cemitério de Belém Velho, registrado pelo escrivão Florêncio Vieira de Faria.

Maria Cândida Flores
Na Data de 08/06/1917, compareceu ao Cartório do distrito de Belém Novo (Porto Alegre, RS), Francisco Rodrigues Barbosa, branco, comunicando que em 08/06/1917, as 14:00, conforme atestado do Drº. Luiz Cândido da Silva Rosa, tendo como causa arteriosclerose, sua mãe Maria Cândida Flores, branca, com 102 anos, viúva de Felisberto Rodrigues Barbosa, deixando os seguintes filhos: Francisco, Felisberto, Victor, Manoel, Alexandra, Firmino, Maria, Ana, Balbina, Silvina, Francisca e Aurora. O sepultamento ocorreu no Cemitério de Belém Velho, registrado pelo escrivão Florêncio Vieira de Faria, tendo como testemunha Antero Vieira de Faria.

Adão Francisco de Souza
Na Data de 11/06/1917, compareceu ao Cartório do distrito de Belém Novo (Porto Alegre, RS), Alberto Mendes Ouriques, branco, comunicando que em 10/06/1917, as 10:00, conforme atestado do Drº. Cecílio Monza, tendo como como causa varicela, Adão Francisco de Souza, branca, com 29 anos, agricultor, casado Elza Mendes de Souza, deixando o filho Augusto. O sepultamento ocorreu nesta freguesia, registrado pelo escrivão Florêncio Vieira de Faria.

João Fernandes da Silva
Na Data de 16/06/1917, compareceu ao Cartório do distrito de Belém Novo (Porto Alegre, RS), Alfredo Viegas, branco, comunicando que em 16/06/1917, as 04:00, faleceu sem assistência médica, seu vizinho João Fernandes da Silva, branco, com 36 anos, agricultor. O sepultamento ocorreu nesta freguesia, registrado pelo escrivão Florêncio Vieira de Faria, tendo como testemunhas Antero Vieira de Faria João de Paula Coelho.

Maria Caetana da Silva
Na Data de 17/06/1917, compareceu ao Cartório do distrito de Belém Novo (Porto Alegre, RS), Adão da Silva Lopes, branco, comunicando que em 17/06/1917, as 06:00, conforme atestado do Drº. Luiz Cândido da Silva Rosa, tendo como causa paralisia, Maria Caetana da Silva, branca, doméstica, viúva de Querino José Lopes, deixando os seguintes filhos: Adão, Juvêncio, Antônio e Idalina. O sepultamento ocorreu nesta freguesia, registrado pelo escrivão Florêncio Vieira de Faria.

Itelvina Barbosa
Na Data de 20/06/1917, compareceu ao Cartório do distrito de Belém Novo (Porto Alegre, RS), Victor Rodrigues Barbosa, branco, comunicando que em 19/06/1917, as 10:00, conforme atestado do Drº. Cecílio Monza, tendo como causa urimia, sua mãe Itelvina Barbosa, branca, com 64 anos, doméstica, casada com Venâncio Barbosa, deixando os seguintes filhos: Guilhermino, Manoel, Ernesto, Olímpio, Victor, Olina, Alice, Inês, Tilina, Corina, Rosa e Vica. O sepultamento ocorreu nesta freguesia, registrado pelo escrivão Florêncio Vieira de Faria, tendo como testemunha João de Paula Coelho

Orlando Felipe de Araújo
Na Data de 27/06/1917, compareceu ao Cartório do distrito de Belém Novo (Porto Alegre, RS), Alfredo Inácio da Silveia, branco, comunicando que em 27/06/1917, as 02:00, conforme atestado do Drº. Luiz Cândido da Silva Rosa, tendo como causa Colite, faleceu Orlando Felipe de Araújo, branco, com 1 ano e 4 meses, filho de João Felipe de Araújo e Julieta Inácia de Araújo. O sepultamento ocorreu nesta freguesia, registrado pelo escrivão Florêncio Vieira de Faria.

Alberto de Freitas
Na Data de 27/06/1917, compareceu ao Cartório do distrito de Belém Novo (Porto Alegre, RS), Arthur Rodrigues da Silva Branca, branco, negociante, comunicando que em 17/06/1917, as 02:00 sem assistência médica, tendo como causa paralisia. seu cunhado Alberto de Freitas , 38 anos, empregado público, solteiro, filho de Antônio Cândido de Freitas e Manoela Paulino de Freitas. O sepultamento ocorreu nesta freguesia, registrado pelo escrivão Florêncio Vieira de Faria, tendo como testemunhas João de Paula Coelho e Antero Vieira de Faria.

Maria Emília Bandeira
Na Data de 27/06/1917, compareceu ao Cartório do distrito de Belém Novo (Porto Alegre, RS), José Vieira dos Santos, cor mista, jornaleiro, comunicando que em 18/06/1917, as 10:00, faleceu sem assistência médica e repentinamente Maria Emília Bandeira, 47 anos, doméstica, casada com José Vieira dos Santos, deixando os seguintes filhos: Emilio, Agnelo, Itelvno, José, Artelino, Waldemar, Aracy e Hermar. O sepultamento ocorreu nesta freguesia, registrado pelo escrivão Florêncio Vieira de Faria, tendo como testemunhas João de Paula Coelho e Antero Vieira de Faria.

José Gomes de Fraga
Na Data de 03/07/1917, compareceu ao Cartório do distrito de Belém Novo (Porto Alegre, RS), Jacinto Fermino da Silva, branco, comunicando que em 03/07/1917, as 01:00, conforme atestado do Drº. Luiz Cândido da Silva Rosa, tendo como causa Gripe, faleceu José Gomes de Fraga, branco, com 59 anos, agricultor, casado com Maria Joaquina da Silva, deixando os seguintes filhos: Joventina, João, Afonso, Amélia, Maria, Francisco e José. O sepultamento ocorreu nesta freguesia, registrado pelo escrivão Florêncio Vieira de Faria.

Senhorinha Luiza da Conceição
Na Data de 06/07/1917, compareceu ao Cartório do distrito de Belém Novo (Porto Alegre, RS), Narciso Inácio da Silveira, branco, comunicando que em 06/07/1917, as 02:00, conforme atestado do Drº. Luiz Cândido da Silva Rosa, tendo como causa Gastrodinia, sua mãe Senhorinha Luiza da Conceição, branca, 84 anos, doméstica, viúva de João Inácio da Silveia, deixando os seguintes filhos: Narciso e José. O sepultamento ocorreu nesta freguesia, registrado pelo escrivão Florêncio Vieira de Faria.

Manoela Cardoso da Silveira
Na Data de 14/07/1917, compareceu ao Cartório do distrito de Belém Novo (Porto Alegre, RS), Eusébio Cardoso da Silva, branco, comunicando que em 14/07/1917, as 06:00, conforme atestado do Drº. Luiz Cândido da Silva Rosa, tendo como causa Gastrodinia, sua esposa Manoela Cardoso da Silveira, branca, aos 64 anos, casada com o declarante. O sepultamento ocorreu nesta freguesia, registrado pelo escrivão Florêncio Vieira de Faria.

Francisco Vieira de Aguiar
Na Data de 24/07/1917, compareceu ao Cartório do distrito de Belém Novo (Porto Alegre, RS), Idalino Vieira de Aguiar, branco, comunicando que em 23/07/1917, as 23:00, conforme atestado do Drº. Luiz Cândido da Silva Rosa, tendo como causa Sífilis, seu pai Francisco Vieira de Aguiar, branco, com 45 anos, agricultor, casado com Joaquina Vieira da Cunha, deixando os seguintes filhos: Idalino, Margarida, Afonsina, Georgina e Antônio. O sepultamento ocorreu nesta freguesia, registrado pelo escrivão Florêncio Vieira de Faria Antero Vieira de Faria.

Eleutério Vieira da Rocha Sobrinho
Na Data de 05/08/1917, compareceu ao Cartório do distrito de Belém Novo (Porto Alegre, RS), Francisco Vieira da Rocha, branco, comunicando que em 05/08/1917, as 02:00, conforme atestado do Drº. Luiz Cândido da Silva Rosa, tendo como causa Paralisia, seu pai Eleutério Vieira da Rocha Sobrinho, branco, com 65 anos, agricultor, casado com Balbina Barbosa da Rocha, deixando os seguintes filhos: Francisco, Diamantina, Otacílio, Alfredo, Manoel, Boaventura e José. Filho de Manoel Vieira da Rocha e Felicissima Francisca da Silva. O sepultamento ocorreu nesta freguesia, registrado pelo escrivão Florêncio Vieira de Faria, tendo como testemunha Antero Vieira de Faria.

João Rodrigues Maia Branca
Na Data de 12/08/1917, compareceu ao Cartório do distrito de Belém Novo (Porto Alegre, RS), Juvenal Rodrigues Maia, branco, comunicando que em 11/08/1917, as 23:00, conforme atestado do Drº. Luiz Cândido da Silva Rosa, tendo como causa Hepatite, seu pai João Rodrigues Maia, branco, com 43 anos, agricultor, casado com Francisca da Silva Maia, deixando os seguintes filhos: Lídia, Maria, Juvenal, João, Manoel, Izaura e José. O sepultamento ocorreu nesta freguesia, registrado pelo escrivão Florêncio Vieira de Faria.

Joaquina Vieira da Cunha
Na Data de 16/08/1917, compareceu ao Cartório do distrito de Belém Novo (Porto Alegre, RS), Idalino Vieira de Aguiar, branco, comunicando que em 16/08/1917, as 06:00, conforme atestado do Drº. Luiz Cândido da Silva Rosa, tendo como causa Urimia, sua mãe Joaquina Vieira da Cunha, branca, com 52 anos, doméstica, viúva de Francisco Vieira de Aguiar, deixando os seguintes filhos: Idalino, Margarida, Afonsina, Georgina e Antônio. O sepultamento ocorreu nesta freguesia, registrado pelo escrivão Florêncio Vieira de Faria, tendo como testemunha João de Paula Coelho.

Eugênio Clementil
Na Data de 23/08/1917, compareceu ao Cartório do distrito de Belém Novo (Porto Alegre, RS), Emílio Bartolo, branco, comunicando que em 23/08/1917, as 05:00, conforme atestado do Drº. Luiz Cândido da Silva Rosa, tendo como causa Colite, faleceu Eugênio Clementil, branco, 39 com anos, operário, natural da Itália, morador deste distrito, casado com Catarina Bertone, deixando os seguintes filhos: Maria, Luiz, Maximiliano, Caetano, Ermél e Armando. O sepultamento ocorreu nesta freguesia, registrado pelo escrivão Florêncio Vieira de Faria.

Manoel Inácio dos Santos
Na Data de 26/08/1917, compareceu ao Cartório do distrito de Belém Novo (Porto Alegre, RS), Adolpho Inácio dos Santos, branco, comunicando que em 26/08/1917, as 08:00, faleceu sem assistência médica, seu pai Manoel Inácio dos Santos, branco, com 76 anos, agricultor, casado com Alexandrina Francisca Nunes, deixando os seguintes filhos: Artelino, Adolpho, Maria Luiza, Malvina, Manoel, Joana e Faustina. O sepultamento ocorreu nesta freguesia, registrado pelo escrivão Florêncio Vieira de Faria, tendo como testemuhas Armando Vieira de Farias e João de Paula Coelho.

Adelino Thomaz
Na Data de 25/09/1917, compareceu ao Cartório do distrito de Belém Novo (Porto Alegre, RS), Manoel Thomaz, branco, comunicando que em 25/09/1917, as 09:00, conforme atestado do Drº. Luiz Cândido da Silva Rosa, tendo como causa Gripe, seu filho Adelino Thomaz, branco, com 10 anos. O sepultamento ocorreu nesta freguesia, registrado pelo escrivão Florêncio Vieira de Faria.

Clara Generosa de Oliveira
Na Data de 08/10/1917, compareceu ao Cartório do distrito de Belém Novo (Porto Alegre, RS), Artelino Américo dos Santos, branco, comunicando que em 07/10/1917, as 17:00, conforme atestado do Drº. Luiz Cândido da Silva Rosa, tendo como causa Gripe,sua mãe Clara Generosa de Oliveira, branca, com 60 anos, doméstica, casada com Manoel Américo dos Santos, deixando os seguintes filhos: Artelino e Manoela. O sepultamento ocorreu nesta freguesia, registrado pelo escrivão Florêncio Vieira de Faria.

Maria Aurora dos Santos
Na Data de 14/10/1917, compareceu ao Cartório do distrito de Belém Novo (Porto Alegre, RS), Dorval Machado Ferreira, branco, comunicando que em 13/10/1917, as 22:00, conforme atestado do Drº. Luiz Cândido da Silva Rosa, tendo como causa Tumor no Útero, sua mãe Maria Aurora dos Santos, branca, com 55 anos, doméstica, casada com Marcelino Machado Ferreira, deixando os seguintes filhos: Dorval, Ildefonso, Carmosina, Maria Inácia e Itelvina. O sepultamento ocorreu nesta freguesia, registrado pelo escrivão Florêncio Vieira de Faria.

Julieta Nunes de Souza
Na Data de 01/11/1917, compareceu ao Cartório do distrito de Belém Novo (Porto Alegre, RS), João Nunes de Souza, branco, comunicando que em 31/10/1917, as 16:00, conforme atestado do Drº. Luiz Cândido da Silva Rosa, tendo como causa Colite, faleceu sua filha Julieta Nunes de Souza, branca, com 4 meses, filha do declarante e de sua esposa Ana Nunes de Souza. O sepultamento ocorreu nesta freguesia, registrado pelo escrivão Florêncio Vieira de Faria.

Soely Coimbra
Na Data de 14/12/1917, compareceu ao Cartório do distrito de Belém Novo (Porto Alegre, RS), Bento Olinto Coimbra, branco, Empregado na Cia. Força e Luz, natural deste estado residente em Porto Alegrre, comunicando que em 13/12/1917, as 19:00, conforme atestado do Drº. Luiz Cândido da Silva Rosa, tendo como causa Colite, faleceu sua filha, Soely Coimbra, branca, com 10 meses, filha do declarante e de sua esposa Izabel Borges Coimbra, sepultada nesta Freguesia, registrado pelo escrivão Florêncio Vieira de Faria.

Publicado por

sumulastche

Brasileiro, casado, nascido em Viamão (RS) no dia 25/12/1976. Pesquisador de futebol desde os 11 anos de idade, membro da RSSSF Brasil (www.rsssfbrasil.com), desde 2000. Procuro dados sobre o futebol brasileiro, com a pretensão de levar a todos que visitem este blog, um pouco de história sobre nossos clubes, atletas e campeonatos.

Deixe um comentário